Qual a Diferença entre Caixa de Som Ativa e Passiva?

Tempo de leitura: 6 minutos

Veja qual a diferença entre caixa de som ativa e passiva e descubra qual é a melhor para o seu caso!

Para quem está pesquisando para comprar um som ambiente, mas não tem muita familiaridade com os equipamentos, o mundo da sonorização pode ser cheio de surpresas. Por exemplo, você sabia que há diferença entre caixa de som ativa e passiva?

Talvez você nem imagine, mas essa diferença entre caixa ativa e passiva pode ser muito importante na hora de escolher e definir a forma como o seu som vai funcionar.

Você precisa de mais praticidade, faz ou pretende fazer uso de forma profissional do equipamento? Então vem com a gente entender o que é caixa de som ativa e o que é caixa de som passiva para descobrir qual a melhor para o seu caso!

Por que há diferença entre caixa de som ativa e passiva?

Quem reparou um pouquinho nos sistemas de som deve ter percebido que é comum a caixa de som estar ligada diretamente no amplificador.

Nesse caso ele trabalha como um gerenciador do sistema, assim como o receiver de home theater.

Então, quando isso acontece, essa caixa de som é passiva. Ou seja, ela depende do amplificador para enviar o áudio que será tocado.

Com a caixa de som ativa pode-se dizer que esse caminho é encurtado. A própria caixa já tem um amplificador embutido, o que faz com que não seja dependente de um equipamento externo.

Caixa de som ativa é mais independente

Então a principal diferença entre caixa de som ativa e passiva é a presença de um amplificador interno na caixa ativa, que faz com que ela seja mais independente em relação à passiva.

Esse amplificador, por sua vez, faz com que a caixa ativa tenha em sua parte traseira vários controles e entradas, como os de graves, agudos, volume, para microfone, celular, Bluetooth, USB e SD Card, por exemplo.

Mas não é só por isso, a caixa de som ativa também tem outras características que a tornam ainda mais interessante. Uma delas é que ela pode ou não ter uma bateria interna, além da tomada para ligação na energia elétrica.

Dessa forma, dependendo do modelo, a caixa de som ativa pode ser ainda mais independente. Ela não precisa de nenhum outro equipamento acoplado para funcionar: basta o amplificador embutido para que ela funcione sozinha.

É o caso da caixa de som ativa que a Audio Prime está usando nesse exemplo, que é uma PS8, mas há muitos outros modelos com as mesmas funcionalidades, como as PS10, PS12, PS15 etc.

O que é caixa de som passiva

Agora você já sabe também o que é caixa de som passiva: é aquela que não tem um amplificador embutido e precisa de um aparelho externo para funcionar.

Geralmente, ela também não precisa de alimentação de energia externa, ou seja, não é ligada na tomada. Isso acontece justamente por ter que ficar ligada em algum tipo de amplificador externo e que servirá como fonte de energia.

Por outro lado, é comum a caixa de som passiva ser mais limitada em relação aos ajustes finos e o próprio volume.

Alguns exemplos são as caixas de home theater e os speakers para PCs, mas também há as caixas de som passivas por Bluetooth. De qualquer forma, elas precisam estar conectadas a um amplificador ou notebook, por exemplo.


Caixas podem ser combinadas

É aí que fica ainda mais interessante, porque esse amplificador externo pode ser o de uma caixa de som ativa. Ou seja, a própria caixa de som ativa já tem uma entrada para ligar outra caixa de som, dessa vez uma passiva.

Assim, a caixa de som ativa faz o papel de amplificador para a caixa de som passiva, e, juntas, funcionam como um sistema de som praticamente completo.

No entanto, a caixa passiva também pode ser ligada em qualquer amplificador slim – não necessariamente em uma caixa ativa.

Qual o modelo ideal para o que você quer?

Então, agora você já sabe a diferença entre caixa de som ativa e caixa de som passiva e que, basicamente, há duas possibilidades:

1 – Manter a caixa de som ativa funcionando sozinha ou ligada a uma caixa de som passiva, ampliando o sistema, ou;

2 – Ligar a caixa de som passiva em um amplificador ou em uma caixa de som ativa.

Nem é preciso dizer que a diferença entre caixa de som ativa e caixa de som passiva também se reflete no preço.

Então, outra vantagem de conhecer bem a versatilidade entre elas é entender qual o melhor modelo para a sua necessidade.

Assim, você não precisa ter um gasto desnecessário, podendo investir em outro aspecto do seu equipamento.

Se a sua ideia é uma caixa de som para conectar ao computador, ao celular ou à TV, por exemplo, a passiva é a mais indicada. Ela sai mais em conta e, dependendo da marca, do modelo e da potência, pode entregar uma qualidade de som bastante interessante.

No entanto, se você trabalha com música e quer amplificar instrumentos e acessórios, como músicos, profissionais de audiovisual e produtores de som, as caixas de som ativas são as ideais por oferecerem mais recursos.

Ou ainda, você pode apostar no kit caixa ativa e passiva, como por exemplo o Kit Caixas GR 15 Ativa + Passiva da Frahm, garantindo um sistema muito bem alinhado, com graves agressivos e médios/agudos surpreendentes.

Ficou alguma dúvida sobre qual a diferença entre caixa de som ativa e caixa de som passiva? Venha conhecer todos os outros produtos da loja Audio Prime e já sabe, qualquer pergunta é só chamar a gente pelo WhatsApp!

 

No nosso blog você também encontra material sobre a Diferença entre Amplificador e Receiver, dicas de sonorização residencial em Benefícios de ter um Som Ambiente em Casa e para quem busca custo-benefício tem o post sobre Som Ambiente Acessível.

Se você precisa de ajuda, a Audio Prime trabalha com consultoria para a escolha do melhor equipamento. No nosso site você encontra, além dos nossos produtos, o Chat online para tirar todas as suas dúvidas antes de comprar o material. No canal do Youtube postamos toda semana um vídeo novo sobre os produtos e dicas de instalação. Clique abaixo, acesse e fale com a gente:

Loja Virtual | Youtube | Blog | Facebook | Instagram

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.