Para o Que Servem Duas Saídas para Subwoofer no Receiver? | Audio Prime

Tempo de leitura: 3 minutos

Não consegue colocar o subwoofer na zona 2? Entenda como e quando usar as duas saídas para subwoofer que você encontra no seu receiver!

O receiver com saída para subwoofer chegou, mas não era bem o que você esperava. Apesar de o equipamento ter duas saídas, você não consegue fazer o direcionamento para zonas diferentes de sonorização na sua casa, como zona 1 e zona 2.

Sim, isso é normal, não tem nada de errado com o projeto. Entretanto, se você está vivendo essa verdadeira frustração, calma, porque agora a Audio Prime vai explicar por que essas saídas existem no receiver e como podem ser usadas.

Vem com a gente esclarecer a sua dúvida!

Receiver com saída para subwoofer: por que são duas e para o que servem?

Uma dúvida comum e que costuma até causar uma certa frustração é a impossibilidade de colocar um segundo subwoofer na zona 2, como um espaço gourmet, por exemplo, mesmo tendo um receiver com saída para subwoofer duplicada.

Você já deve ter reparado que geralmente a saída de subwoofer é feita através daquelas roxinhas que estão na parte traseira do receiver.

O que causa confusão é que é possível ver que são duas, mas não são, como muita gente pensa, para colocar subwoofers separados em zonas de som ambiente diferentes.

Na verdade, o receiver com duas saídas para subwoofer serve como uma forma de complementação do canal frontal.


Configuração é mais conhecida fora do Brasil

Em setups maiores, é comum haver uma caixa de som na esquerda, uma caixa de som na direita, e dois subwoofers de apoio em cada uma delas, frontalmente.

Isso acontece independentemente se o projeto é feito com caixa de som de embutir, bookshelf ou torre.

Esta configuração de projeto é muito comum, principalmente fora do Brasil, em países no exterior.

Ao colocarmos um subwoofer em cada canal, tanto o da esquerda quanto o da direita conseguimos projetar um alinhamento melhor dos graves.

Dessa forma, a caixa de som faz principalmente os médios e os agudos, e os subwoofers de cada lado ajudam a encorpar os graves.

Subwoofer único atende à maioria dos setups

Esta questão tem muita relação com o melhor posicionamento do subwoofer, porque é comum fazer um home theater 5.1, principalmente nas salas compartilhadas (com sala de estar, espaço gourmet, churrasqueira ou varanda, por exemplo).

Nesses casos, geralmente apenas um aparelho já resolve de forma bastante satisfatória o propósito de sonorização. Então, não há uma obrigatoriedade de colocação de dois subwoofers, mesmo havendo um receiver com duas saídas para subwoofer.

No entanto, é possível melhorar ainda mais o posicionamento do equipamento buscando uma linearidade entre os canais esquerdo e direito com a colocação de um aparelho a mais. É por conta dessa possibilidade que temos o receiver com duas saídas para subwoofer.

E então, ainda ficou alguma dúvida? Se quiser saber mais alguma coisa, já sabe: deixe sua dúvida aqui nos comentários ou entre em contato com a Audio Prime pela nosso WhatsApp!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.