Como conectar até 100 caixas de som JBL

Tempo de leitura: 5 minutos

A Audio Prime responde uma das perguntas mais frequentes: como conectar até 100 caixas de som JBL. Veja agora como e quando isso é possível!

Sabia que é possível criar um verdadeiro efeito dominó para sonorizar grandes ambientes com caixas de som JBL conectadas?

O JBL Connect+ é um app gratuito da JBL para Androids e iPhones que permite fazer essa conexão com até 100 caixas de alguns modelos Flip, Charge, Pulse, Xtreme e Boombox.

Por isso, se você ouviu falar que é possível conectar a sua caixa de som JBL com a de seu amigo e ficou super interessado, vai encontrar tudo o que precisa saber aqui, nesse artigo.

Vem com a gente que a Audio Prime vai explicar em detalhes como conectar até 100 caixas de som JBL!

Caixa de Som JBL

Como é o protocolo de comunicação entre equipamentos da JBL

Antes de mais nada é preciso entender que nem todos os modelos de caixas de som JBL podem ser integrados entre si.

As caixas mais antigas – Flip 3, Charge 3, Extreme e Pulse 2 – têm a tecnologia JBL Connect, que permite interligar até dois equipamentos, no máximo.

É o caso, por exemplo, de ter uma Flip 3 e interligá-la a outra Flip 3 para que toquem em conjunto. Essa conexão também funciona entre uma Flip 3 e uma Xtreme, por exemplo.

Na época dessas caixas mais antigas, havia ainda um modelo, a Soundbar 450 BT, que também tinha a tecnologia JBL Connect e que também podia ser interligada a mais uma caixa igual ou a uma Flip 3, Pulse 2, Xtreme ou Charge 3, já que todas elas possuíam a tecnologia JBL Connect.

JBL Flip 4

No entanto, a partir do lançamento da Flip 4, os equipamentos começaram a trazer a tecnologia Connect +, facilmente identificada pelo símbolo de uma ampulheta+.



Ao contrário da anterior, que permite apenas 2 equipamentos conectados, essa nova tecnologia permite a conexão de até 100 caixas simultaneamente.

No entanto, atenção: os produtos Connect + não se comunicam com os da linha Connect.

Quais são os produtos da linha Connect +

Por isso, na hora da compra, é importante localizar o símbolo que define a tecnologia de conexão utilizada na caixa JBL. A ampulheta, no caso da Connect +, fica localizada no menu.

Os produtos da linha Connect + são a Flip 4 e a Xtreme 2, mas todos os produtos novos já estão vindo com a tecnologia.

JBL Connect+

No entanto, é preciso atenção a mais um ponto: a tecnologia é restrita à linha das caixas portáteis. Nenhuma soundbar nova (bar 2.0, 2.1, 3.1 e 5.1), por exemplo, vem com protocolo de comunicação Connect +.

A JBL entende que soundbar e caixas portáteis são dois tipos diferentes de equipamentos e que, pelo menos atualmente, não se comunicam entre si.

A expectativa, no entanto, é que no futuro haja uma tecnologia que consiga unir todos os equipamentos JBL, independentemente do seu formato. Já há protocolos em desenvolvimento para isso, da mesma forma que outras marcas já possuem.

No entanto, aqui vale o destaque para uma curiosidade: a caixa portátil Charge 3 é hoje a única que, ao parear no celular através do aplicativo Connect, atualiza o equipamento automaticamente para o Connect +.

Dessa forma ela se torna totalmente compatível aos demais modelos que já trazem a tecnologia mais nova e mais potente.

Como saber qual é a tecnologia embarcada na sua caixa

Para saber se a sua caixa JBL tem a tecnologia Connect ou Connect + é bastante fácil: basta olhar a ampulhetinha que fica no espaço dos botões físicos.

Tecnologia caixa de som JBL

Se essa ampulheta tiver um sinal de + junto a ela, a tecnologia oferecida é a Connect +. Se o sinal não aparecer junto ao símbolo é a versão anterior da tecnologia, a Connect simples.

Veja como conectar caixas de som JBL

Quando até duas caixas estão pareadas, pelo próprio aplicativo você consegue definir se elas irão funcionar no modo estéreo, em que cada caixa cuida de um canal de áudio (esquerdo/direito) ou no modo festa, com ambas reproduzindo o mesmo som.

No entanto, quando a conexão é feita com três caixas JBL ou mais, o modo festa entra automaticamente no comando do som.

Como conectar caixa de som JBL

Para fazer o pareamento tanto no Connect quanto Connect+ é muito fácil. Basta seguir estes passos:

  • Baixe o aplicativo JBL Connect, disponível para Android e iOS;
  • Faça a conexão da primeira caixa de som JBL pelo Bluetooth, normalmente;
  • Abra o aplicativo JBL Connect. O reconhecimento da caixa será feito automaticamente;
  • Logo que o processo de emparelhamento estiver concluído, basta apertar o botão Connect/Connect+ em todas as caixas que serão integradas. Em até 30 segundos todas as caixas já estarão conectadas.

Conclusão

As caixas mais antigas têm apenas o JBL Connect, que permite a conexão entre equipamentos, mas de no máximo dois dispositivos.

Assim, de uma forma geral, a diferença entre as tecnologias Connect e Connect+ da JBL é a quantidade de dispositivos que podem ser conectados via Bluetooth reproduzindo o mesmo conteúdo ao mesmo tempo e amplificando a faixa que está sendo tocada.

Essa funcionalidade é ideal para festas e grandes espaços. É sempre bom lembrar que as caixas com tecnologia Connect não se comunicam com as caixas com Connect +. A única exceção, se é que se pode falar assim, é a JBL Charge 3, que pode ter o firmware atualizado para a tecnologia Connect +.

JBL a prova da água

Por isso, vale reforçar quais são os equipamentos são integráveis entre si:

Tecnologia JBL Connect:

  • JBL Flip 3
  • JBL Charge 3 (é possível migrar para o Connect+, via atualização de firmware)
  • JBL Pulse 2
  • JBL Clip 2
  • JBL Boost TV
  • Soundbar 450 BT (que já está fora de linha). As novas soundbars (da bar 2.0 até a bar 5.1) não se comunicam com nenhum outro dispositivo.

Caixa de som boombox compatível com JBL

Modelos compatíveis com o JBL Connect+

  • JBL Flip 4
  • JBL Xtreme 2
  • JBL Pulse 3
  • JBL Charge 4
  • JBL Boombox

E então, conseguimos responder a todas as suas dúvidas? Se algum ponto não ficou claro, não tem problema: faça sua pergunta aqui nos comentários que logo responderemos – ou entre em contato com a gente!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.