Qual é o melhor receiver para seu home theater? Zona 2 independente de vídeo? – Parte 2

Tempo de leitura: 5 minutos

Nessa segunda parte do conteúdo sobre receivers tenha mais indicações de aparelhos, inclusive para montar sua Zona 2 independente! 

Nessa segunda parte do conteúdo sobre receiver, a Audio Prime vai continuar ajudando você a escolher o melhor equipamento para o seu home theater.  

No entanto, agora que você já sabe o que é e qual o papel do receiver no seu sistema audiovisual e conhece os cuidados para comprar um bom aparelho, nós vamos responder outras perguntas bastantes comuns. 

Entre elas você vai ter indicação de bons receivers para o seu home theater e descobrir qual o melhor para uma Zona 2 independente.  

Está curioso em saber a resposta? Então vem com a gente e descubra!  

Interação dos receivers com as assistentes virtuais 

Na primeira parte do conteúdo sobre receivers nós falamos um pouco sobre algumas tecnologias embarcadas, entre elas as assistentes virtuais

Uma das marcas que já têm essa tecnologia é a Yamaha, cujo site serve como um bom exemplo de como esse serviço ainda está no início por aqui. 

Como todo mundo sabe, a Yamaha tem a distribuição no Brasil a partir da sua empresa no Japão, com sites em diferentes idiomas para melhor atender seus públicos. 

No entanto, no próprio site brasileiro toda a parte que trata sobre o serviço das assistentes virtuais ainda está em inglês. 

Para a Audio Prime, isso mostra que ainda não há uma skill para o controle das assistentes virtuais em português, o que, na nossa visão, é apenas uma questão de tempo. 

Por isso, nos equipamentos cujo registro é brasileiro, ainda é preciso fazer uma configuração diferente para acatar uma skill de outro país. 

Em busca de um bom receiver para seu home theater? Veja nossas sugestões! 

Se você está procurando um bom produto para o seu home theater, vale destacar que a Audio Prime está gostando muito dos receivers da Pioneer.  

Esses equipamentos estão oferecendo um ótimo custo-benefício e, assim como os da Yamaha, uma excelente qualidade de áudio. 

O modelo Elite VSX LX-104 da Pioneer, por exemplo, já tem um DAC (conversor analógico digital, na sigla em inglês) incorporado.  

Isso significa que o aparelho já faz a conversão automática do áudio de todas as entradas HDMI para a Zona 2, reduzindo a quantidade de cabos necessária para a instalação

Outro equipamento que a Audio Prime indica é o receiver de entrada Pionner VSX-534 5.2, que também oferece bons recursos a um bom custo. 

Será que o setup 7.1 realmente oferece vantagem? 

Outra questão levantada por alguns clientes da Audio Prime é sobre as vantagens do sistema 7.1, já que não há muitos filmes com essa configuração.  

O sistema 7.1 pressupõe três caixas de som na frente e quatro caixas de som surround atrás, um posicionamento em formato de “U” que procura aumentar a imersão no efeito surround. Com isso, quem está assistindo sente uma diferença de áudio significativa ao seu redor, potencializando os efeitos especiais. 

Essa, para a Audio Prime, é a maior vantagem desse setup, apesar de realmente a maioria dos filmes ter uma configuração desenhada para sistemas 5.1 – e dos receivers terem a função de simular esses outros dois canais que faltam em relação ao 7.1. 

No entanto, na prática o que a Audio Prime vê é que, nos ambientes em que há uma parede atrás do sofá, por exemplo, o áudio do 5.1 reverbera nessa parede e acaba aumentando o efeito surround. 

Agora, quando a sala é ampla ou aberta, onde o som se dispersa com mais facilidade, o 7.1 realmente aumenta bastante a imersão sonora, criando um efeito surround melhor. 

Zona 2 de vídeo: qual o melhor receiver? 

Para quem quer fazer uma Zona 2 de vídeo independente a Audio Prime tem boas sugestões de receiver.  

Entre elas estão o Onkyo TX-NR595 7.2, o Yamaha Aventage RX-A880 7.2 e o Yamaha Aventage RX-A1080 7.2 e o Pioneer Elite VSX-LX504 9.2

Há ainda o Denon X2500, mas é bom destacar que o modelo tem o problema de não ter distribuição aqui no Brasil, então pode haver dificuldades em relação à assistência técnica. 

Precisando economizar? Veja algumas alternativas até R$ 2,5 mil 

Para quem está com pouca disponibilidade financeira, as opções dentro desse valor são os receivers de entrada, como 534 da Pioneer e o 385 da Yamaha

No entanto, é bom destacar que não há muitas opções e geralmente são receivers que não têm rede nem aplicativo, por exemplo, mas entregam o básico, que é a interpretação dos codecs. 

Ajustes manuais 

Quem acompanha os conteúdos da Audio Prime sabe que não temos por hábito usar os calibradores automáticos.  

Isso acontece porque, pela prática, além do ouvido mais treinado, como especialistas já temos uma espécie de setup pré-definido que sabemos que funciona para a maioria das salas de home teather

A partir desse setup nós vamos fazendo testes com mídias já conhecidas, músicas com mais graves e outras com mais agudos, e vamos ajustando pontualmente de acordo com cada sala. 

E então, ajudamos você a esclarecer suas dúvidas com o conteúdo de hoje? Conta para a gente o que mais você gostaria de ver por aqui e já sabe: se precisar de ajuda para montar seu som ambiente ou home theater é só falar com a Audio Prime pelo WhatsApp!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.