Como configurar imagem 4K na TV e melhor áudio para videogame

Tempo de leitura: 3 minutos

Está tendo dificuldades para conseguir o melhor som e imagem para seu videogame? Então veja agora como configurar a imagem 4K na TV!

Quem gosta de videogame sabe o quanto a definição audiovisual faz diferença na hora do jogo. No entanto, nem sempre é fácil saber como configurar a imagem 4K na TV.

Por isso a Audio Prime vai mostrar hoje como garantir a melhor qualidade de imagem na transmissão entre o seu console e a televisão, passando por um sistema de home theater.

Então vem com a gente saber como configurar a imagem 4K na TV e ainda garantir o melhor áudio para o seu videogame!

Veja como configurar imagem 4K na TV

Para entender como obter a melhor imagem na TV 4K, antes de mais nada é preciso entender o conceito de HDCP (High-bandwidtch Digital Content Protection).

O HDCP é um sistema de proteção anticópia desenvolvido pela Intel em 1990 para proibir que conteúdos protegidos por direitos autorais sejam armazenados ao passarem pelas saídas de vídeo e de áudio.

O que temos visto recorrentemente na Audio Prime é que os consoles mais novos produzem uma imagem 4K Ultra HD que, para ter o melhor resultado, precisa passar para a TV de uma forma nativa.

O que acontece com frequência é que, depois de fazer todas as conexões entre o console e a TV, ao fazer a checagem da resolução percebe-se que a que chega na televisão não é a mesma que sai do equipamento. Por isso, nem sempre é fácil entender como configurar a imagem 4K na TV.

Veja por que isso acontece

O que ocorre na maioria dos casos é que o console tem HDCP 2.2, que é o mais atual, a TV também suporta essa versão, mas o receiver ou a soundbar funciona com HDCP 2.1.

Quando isso acontece, o receiver não consegue transmitir a imagem no mesmo padrão do console e acaba reduzindo a qualidade da transmissão.

Assim, o HDCP 2.1 transmite em 4K – mas não em 4K Ultra HD. Com isso há uma variação na resolução da imagem transmitida.

O receiver, então, passa para a TV a melhor resolução possível, ainda que com uma certa degradação em relação à imagem original.

Então como obter a melhor imagem na TV 4K?

Para garantir a melhor qualidade de imagem entre o videogame e a TV, a dica é optar por transmissões com 4K nativo.

Assim, em um sistema ideal, console do videogame e receiver ou soundbar com capacidade de HDCP 2.2 e a TV top de linha também com HDCP 2.2. Assim, não haverá nenhuma dificuldade de transmissão.

Outra opção é ligar o console diretamente na TV e, esta, à soundbar ou ao receiver através de cabo óptico. Vale lembrar, no entanto, que o cabo óptico tem algumas restrições na transmissão de áudio, mas, mesmo assim, a alternativa deve ser considerada.

Por outro lado, se você quer a melhor qualidade de áudio e vídeo, mas não tem o receiver ou a soundbar 2.1, é possível conectar ao console um divisor de imagem splitter compatível com HDCP 2.2 e dele sair com dois cabos HDMI, um para o receiver ou soundbar e outro cabo HDMI para a TV.

Dessa forma, o splitter mantém o fluxo de informação em HDCP 2.2, negociando com o receiver para fazer pelo menos a transmissão de áudio na melhor qualidade.

Agora, se você quer um equipamento que elimine esses problemas, a Audio Prime sugere o Receiver Yamaha RX-V585 Dolby Atmos 4K UHD e o Subwoofer Ativo Yamaha Ns-Sw100 10″, equipamentos que vão entregar muito mais qualidade à sua experiência no videogame.

Você, que é gamer, o que achou do conteúdo de hoje, foi útil para você? Aproveita e conta para a gente as maiores dificuldades enfrentadas hoje em relação à tecnologia no dia a dia, a Audio Prime quer ajudar! 

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.