Tudo Sobre Soundbar. Por que comprar?

Tempo de leitura: 4 minutos

Pensando em comprar uma soundbar, mas não sabe se vale a pena? Então vem com a gente entender tudo sobre o assunto agora!

Imagine que você tenha acabado de comprar a TV dos sonhos, aquela 4K que parece ótima – até que você ouve a qualidade do som e se decepciona.

Como melhorar o som da TV sem precisar lidar com passagem de cabo e fios, corte do gesso, enfim, tudo o que demanda um sistema surround com receiver – e ainda sem gastar muito?

Basicamente, há duas formas: ou você coloca um sistema estéreo com receiver, duas caixas de som e, talvez, um subwoofer – ou simplesmente compra uma soundbar.

Como escolher entre os dois sistemas?

O primeiro passo é decidir quanto quer gastar, o quanto de espaço você tem na sala e qual o incômodo que quer ter com a instalação.

A soundbar custa menos, tem a instalação mais simples e também precisa de menos espaço, já que é apenas uma caixa de som. Então se esse é o seu caso, vem com a gente saber mais sobre esse equipamento!

Mas afinal, o que é uma soundbar?

Antes de mais nada é preciso entender o que é uma soundbar. Na Audio Prime nós costumamos dizer que é uma caixa de som, mas na verdade ela é composta por múltiplos mini alto-falantes de 1 ½” ou 2”, com 2, 3 ou 5 canais.

Nós da Audio Prime costumamos dizer que a soundbar com melhor custo benefício é a dois canais, seja uma 2.0 ou 2.1. Afinal, o equipamento entrega bastante conectividade (Bluetooth, HDMI, entradas analógica e óptica, às vezes até USB) e ainda por cima é estéreo.

No entanto, o que consideramos melhor é uma soundbar de, pelo menos, três canais. Assim, no home theater, o equipamento entrega um canal central (para voz) e o esquerdo e o direito (que dão a sensação de movimento e efeitos no filme).

Agora, por outro lado, todas já estão vindo com o HDMI ARC, que é um recurso bastante interessante: a tecnologia permite passar apenas um único cabo para a TV, que faz também o retorno do áudio para a barra de som.

Quais as principais marcas disponíveis no mercado?

Há muitas marcas de soundbar, como a Yamaha, Edifier, Samsung, JBL, Sonos ou Bose. Na Audio Prime, as que mais trabalhamos são a JBL e a Yamaha.

A JBL tem a vantagem de ter muitos modelos (2.0, 2.1, 3.1, 5.1, a 5.1 com as laterais destacáveis e ainda uma de nove canais com Dolby Atmos, que deve estar chegando pelo meio do ano).

A soundbar JBL surround 5.1 com tecnologia Multibeam é a mais atual e acreditamos que, futuramente, deve substituir a 3.1, porque traz uma reflexão de surround muito boa através do sistema de calibração. Fica muito boa em salas relativamente pequenas.

Já a 5.1 JBL com as laterais destacáveis tem as caixinhas surround que podem ser separadas para formar um verdadeiro home theater com bateria para até 10 horas de uso.

Além disso, na função estéreo ela pode ser usada em qualquer outro cômodo que seja alcançado pelo wi-fi.

Já a Yamaha divide as barras de som em, basicamente, dois modelos, YAS-109 e a YSP-1.600. Uma é menor, com subwoofer embutido, e a outra com cinco canais, mas que ainda precisa ter um subwoofer acoplado.

O que questionar antes de comprar – e instalar a soundbar

A montagem da soundbar é bem mais simples do que a do estéreo, mas, mesmo assim, é preciso responder a algumas perguntas muito importantes antes de começar a sua jornada com a soundbar. Veja quais são:

  • Pretende uma instalação com vários fios, como para um home theater ou prefere uma instalação mais simples?
  • Quem vai fazer a instalação, será você mesmo? Qual seu nível de aptidão, será que vai precisar de ajuda?
  • Esse móvel tem ou não tem espaço, com ventilação, para o receiver?
  • A TV fica na parede ou em cima de um móvel?
  • Qual o espaço disponível ao redor da TV?
  • Agora, o ponto principal: qual o seu nível de exigência da qualidade do som? Você se vê expandindo esse som no futuro?

Essa questão é especialmente importante porque, de uma forma geral, não há muito como expandir uma soundbar.

Ao mesmo tempo, dependendo do preço de uma barra de som de marcas superiores, o gasto não compensa.

Vantagens e desvantagens da soundbar

Vantagens:

  • Alguns modelos incluem recursos avançados, como compatibilidade com Dolby Atmos ou alto-falantes surround (ou a capacidade de adicioná-los posteriormente);
  • É independente, por isso não precisa de uma caixa separada para funcionar;
  • O som é melhor do que o dos alto-falantes da TV;
  • Fácil de configurar;
  • É acessível.

Desvantagens:

  • Não soa tão bem nem toca tão alto quanto um sistema de som surround, especialmente em salas grandes;
  • Normalmente não é possível atualizar componentes individuais ou adicionar novos formatos surround;
  • Pagar mais pela soundbar não, necessariamente, melhora a qualidade do som;
  • Recursos limitados em comparação com um receiver.

Tiramos todas as suas dúvidas sobre a soundbar? Quer saber mais ou ainda restaram dúvidas? Conte para nós nos comentários ou nos chame no WhatsApp!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.