Como ligar o som da Smart TV no receiver de home theater – HDMI ARC + entrada óptica

Tempo de leitura: 3 minutos

Quer você mesmo instalar seu home theater? Conheça as duas formas super fáceis de ligar o som da TV no receiver e faça a sua escolha!

Está querendo montar você mesmo seu home theater ou som ambiente? Então hoje a Audio Prime vai ajudar você a desvendar dois tipos de ligações: uma por cabo HDMI ARC e a outro por cabo óptico. Agora você vai saber tudo sobre essas duas formas de obter o som da sua TV no seu equipamento, preparado(a)?

Como fazer a ligação via cabo óptico

O primeiro passo é ligar o cabo óptico na TV. Geralmente todas elas vêm com apenas uma saída óptica, então é só plugar o cabo.

Agora você deve fazer a ligação da outra ponta do cabo óptico na saída óptica na traseira do receiver.

Ligue a TV e, no menu, entre na configuração de som, na saída de som e habilite a opção de alto-falante interno da TV + óptica.

Mantendo ambas as formas de saída de som simultâneas evita que tenha que necessariamente ligar o receiver cada vez que ligar a TV para que o áudio saia.

Se optar por habilitar apenas a saída de som óptica, o receiver terá que ser ligado cada vez que alguém for assistir à TV, caso contrário, o áudio não sairá.

Com apenas esses ajustes, tanto a TV quanto o receiver já estão totalmente definidos para a saída óptica, sem precisar de qualquer outra configuração adicional. É só ligar e assistir.

Por cabo HDMI ARC

É bastante comum as TV virem com várias entradas HDMI, geralmente chegando a quatro delas. Essas entradas costumam estar na traseira, ou ainda na lateral dos aparelhos.

Em uma delas deve estar escrito HDMI ARC (Audio Return Channel), que é o retorno do áudio pelo HDMI. Então essa deve ser a escolhida para plugar o cabo.

A outra ponta deste cabo deve ser plugada na saída identificada como HDMI ARC no painel traseiro do receiver. Mas atenção, para haver compatibilidade é preciso que esteja escrito ARC na saída, da mesma forma que na entrada HDMI da TV.


Agora, na TV, entre no menu e vá para as configurações gerais. Praticamente toda TV tem uma forma de habilitar o HDMI Control ou Simplink, já que a nomenclatura pode variar de acordo com o fabricante.

No entanto, sempre haverá uma referência ao HDMI CEC. Certifique-se de que ele está ligado para facilitar a comunicação com o receiver.

Retorne para as opções de som da TV e habilite a opção HDMI ARC. Alguns receivers já conseguem interpretar todos os codecs de forma automática, então em alguns equipamentos pode haver ainda uma opção de saída de som digital em modo automático, que é a ideal nesse caso.

Se for um amplificador cujo processamento de áudio não ocorra automaticamente, deixe habilitada a saída PCM, que é o áudio sem compressão.

Vale lembrar que essa mesma habilitação do HDMI CEC deve ser feita no receiver. Embora cada equipamento tenha uma forma diferente de fazer isso, será sempre na opção de HDMI Control. Se ele for desabilitado no receiver, sequer fica possível mudar o ARC.

Viu como é fácil e rápido fazer a configuração tanto por HDMI ARC quanto cabo óptico? Pronto, seu equipamento está no ponto para ser usado normalmente, é só aproveitar a programação!

Tem mais alguma pergunta, quer saber mais alguma coisa? Aproveite e confira esse Especial perguntas e conheça as dúvidas mais frequentes dos clientes e amigos da Audio Prime!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.