Como casar impedância de alto-falantes e amplificador na prática

Tempo de leitura: 3 minutos

O casamento de impedância é fundamental na instalação do seu som; Conheça todas as formas de fazer ligações paralelas e em série.

Há diversas maneiras de fazer a ligação em paralelo e em série de alto-falantes e amplificadores, por isso nas dicas de hoje a Audio Prime vai explicar todos os modos de fazer esse casamento de impedância de uma forma bem técnica.

Ligação em paralelo

Na ligação em paralelo, o canal do amplificador recebe dois cabos, um para cada caixa, com o positivo de cada um no plugue positivo e o negativo no plugue negativo.

Ou seja, nesse tipo de ligação em paralelo, cada plugue receberá dois fios, sendo um fio de cada cabo. Assim, a outra ponta de cada cabo será conectada a uma caixa de som.

A ligação em paralelo também pode ser feita em outro formato.

Ligação em série com dois cabos

Para fazer a ligação em série, nós separamos o cabo e ligamos um fio positivo com um fio negativo. As pontas que sobram são ligadas no amplificador – positivo no plugue positivo, negativo no plugue negativo.

As duas extremidades que ficaram soltas entram cada uma em uma caixa de som. Essa é uma ligação típica em série.


Ligação paralela com apenas um cabo

No caso de chegar com apenas um cabo no amplificador, o positivo deve ser ligado no plugue positivo e o negativo no plugue negativo. No meio do cabo, que segue em direção às caixas de som, é feita então uma emenda para outra caixa.

Essa emenda será feita em paralelo, lembrando que todas as ligações em paralelo são sempre feitas com positivo no positivo e negativo no negativo. Dessa forma o sistema é aberto para outra caixa de som.

Há ainda outra forma de fazer a ligação com apenas um cabo saindo do amplificador. Nesse caso, ele chega à primeira caixa de som. A partir dessa caixa sairá o cabo para a segunda caixa de som, simplesmente incluindo outro cabo no border de fixação, por exemplo.

Lembrando que a ligação em paralelo, seja qual for o formato, é sempre feita com positivo no positivo e negativo no negativo. Já a ligação em série é o contrário, com positivo no negativo.

Ligação em paralelo ou em série? Quando usar cada uma?

Para saber se a ligação deve ser feita em série ou em paralelo é preciso observar o casamento de impedância do sistema, ou seja, a impedância de saída do amplificador com a impedância das caixas de som.

O casamento de impedância ideal é quando a impedância do amplificador (saída) fica muito próxima à impedância da caixa (entrada).

No entanto, é possível ter uma impedância de saída menor e a de entrada maior, mas nunca ao contrário.

Na prática isso significa, por exemplo, que em um amplificador com dois canais, e 4 Ohms e 120 watts por canal e duas caixas de som de 8 Ohms, a ligação em paralelo vai resultar em 4 Ohms de impedância.

Já se no outro canal a ligação for feita em série, a impedância de cada caixa será somada, chegando no amplificador 8 Ohms.

É bem comum a Audio Prime fazer esse tipo de ligação quando a instalação pede quatro caixas de som no ambiente interno (ligadas em série) e duas no ambiente externo (com ligação paralela), por exemplo.

E então, beleza? Ficou alguma dúvida? Se você ainda tem alguma, já sabe, fala com a gente por Whatsapp ou deixe sua pergunta nos comentários que teremos o maior prazer em responder!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.