Obra e instalação de som ambiente em bar ou restaurante

Tempo de leitura: 3 minutos

Quer sonorizar seu bar ou restaurante? Conheça esse case de sucesso da Audio Prime para um ambiente de 280 pessoas e aproveite nossas dicas!

E aí, galera, tudo bem? Hoje a Audio Prime vai mostrar um case, ou seja, como foi, na prática, a instalação de som ambiente na Balbúrdia Cervejeira, em Blumenau (SC). Veja como a sonorização foi resolvida de uma forma simples e fácil para um ambiente de 280 pessoas. Aqui você vai conhecer várias soluções que a gente indica no dia a dia. Então vem com a gente e se liga nessas dicas!

Criando o projeto de sonorização

Aqui a proposta era fazer um som potente, com apoio do som ambiente do dia a dia e, eventualmente, com uso para banda ao vivo. A Audio Prime então pensou em um projeto que fosse simples, eficiente e que não demandasse um alto gasto.

O primeiro passo foi definir as zonas de sonorização, que foram divididas em quatro: deck superior ao ar livre com capacidade para 140 pessoas, parte frontal do térreo, também ao ar livre, parte de trás do bar e parte de serviço (banheiros e balcão com chopeira e caixa). Toda a parte do térreo também tem capacidade para 140 pessoas.

A partir daí é definido o cálculo de potência por metro quadrado, levando em conta o tamanho do ambiente e a expectativa do cliente.

Nesse caso, a ideia era um som ambiente de qualidade, com volume alto sem excesso e, ao mesmo tempo, que complemente o som de uma banda eventual – pode ser voz e violão, vinil, eletrônico, etc.

É importante ressaltar o diferencial da regulagem de som independente para cada área, fazendo com que o resultado final fique bastante agradável.

Equipamentos utilizados

A Audio Prime então decidiu por um amplificador Frahm Slim 4.500 (entrada óptica para entrada eventual de TV, Bluetooth, USB, entrada para computador e entrada auxiliar, para a eventualidade de uma banda) e 480 watts (120 watts por canal).

Esse equipamento consegue perfeitamente dar conta da sonorização de um ambiente para 280 pessoas, mesmo com a casa cheia, provendo um resultado bastante satisfatório com um custo mais baixo de implementação.

Já a opção das caixas de som foi para as Frahm de 6 polegadas, à prova d’água, nos ambientes externos, e de 3 polegadas passivas no ambiente de trabalho (chopeira, caixas, banheiros etc).

As caixas de som, com 80 watts de potência máxima, permitem que não haja necessidade de fazer um casamento perfeito de potência demandada e suprida, mas sim garantir que ela não seja desperdiçada pelo meio de transmissão.

Para isso, foi passado um cabo individual para cada caixa, fazendo a ligação no próprio amplificador, de forma que cada caixa receba cerca de 60 watts de potência.

Distribuição dos equipamentos e sonorização

No deck na parte de cima da cervejaria foram usadas duas das caixas de som de 6” à prova d’água, uma no canto direito e outra no canto esquerdo. O som ficou um pouco mais brando, principalmente pela presença de vários edifícios ao redor, mas sem perder a ambiência.

No ambiente térreo externo, com capacidade para 140 pessoas, foi colocada uma caixa de som na lateral do contêiner que faz parte do andar superior, outra abaixo dele, e mais duas caixas de som na parte externa da tenda, no lado oposto à primeira.

No ponto da banda foi instalado um cabo RCA fêmea, 2 x 0,50 mm com blindagem trançada, evitando perda. Esse ponto entra no auxiliar 1 do amplificador. No deck superior há outro ponto de banda que entra no auxiliar 2 do aparelho.

O som dos banheiros ficou muito bom com a caixinha de 3”, já que os ambientes são pequenos e reverberantes. Há um canal para os dois banheiros (masculino e feminino).

Já na área do balcão fica a central de som e uma caixa de som que sonoriza todo o ambiente, ligado em série com o do banheiro e regulagem independente.

E então, gostou da nossa dica de hoje para a sonorização de bar ou restaurante? Então não esquece: qualquer dúvida, pergunta à gente aqui pelo WhatsApp!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.