Qual cabo usar para home theater e som ambiente?

Tempo de leitura: 4 minutos

Conheça os cabos que você deve ter para montar seu home theater ou som ambiente e garantir o máximo de qualidade na instalação!

Quem vai montar um home teather ou som ambiente deve ficar atento ao cabeamento necessário. Quais são os cabos necessários para que o equipamento tenha realmente a qualidade desejada? Será que eles influenciam tanto assim no resultado final? Vem com a gente descobrir tudo sobre o assunto agora!

LINHA ANALÓGICA

Cabo paralelo

O primeiro cabo que você tem que ter para instalar seu home theater ou som ambiente é o cabo paralelo, aquele usado para instalar caixas de som. Ele é polarizado, ou seja, é formado por dois cabos positivo/negativo, com cores diferentes.

O mais comum e mais vendido pela Audio Prime é o cabo paralelo 2mm x 1,5mm Technoise. Convencionalmente usa-se o laranja como positivo e o outro como negativo.

Há ainda o cabo paralelo Cobalt, que é todo branco, mas tem um pequeno detalhe em azul para diferenciar o positivo. Se a instalação for de baixa potência (abaixo de 50 watts) e curta distância (até 30 m), pode-se usar um cabo 2mm x 1mm sem problema.

Acima disso (até 120 w – 35 metros) já é aconselhável usar um cabo 2mm x 1,5mm. De 35 m até 70 metros de cabo, o ideal é usar 2mm x 2,5mm.

Ou seja, quanto maior a bitola do cabo, menos perda de sinal no decorrer da transferência.

Essas são medidas básicas, mas se o seu projeto for diferente, fale com a Audio Prime que nós indicaremos a melhor solução.

Cabo Philips

O cabo Philips é um cabo estéreo que serve para fazer a ligação de dois sinais analógicos. É usado para fazer a ligação de um receiver ou amplificador ou uma entrada de áudio para uma banda, por exemplo.

Esse tipo de cabo é feito para um plug, geralmente RCA ou P10, mas é um cabo de transmissão analógica. É o que chamamos de cabo coaxial, que tem uma malha, no meio uma veia de proteção plástica e dentro o cabo de cobre em si, que pode ser 2mm x 0,20mm ou 2mm x 0,50mm.

Cabo de subwoofer

O cabo de subwoofer tem dupla blindagem, que protege ainda mais contra as interferências eletromagnéticas, por isso é um pouco mais grosso do que os demais.

Além disso, pode ser OFCH, uma sigla que significa que na composição desse tipo de PVC não entra oxigênio, por isso o cabo não oxida.

Cabo de microfone 2×22 AWG com blindagem

Esse cabo serve, principalmente, para fazer ligações balanceadas ou estéreo de uma via – e também para microfones. É feito com malha e duas veias de 22 AWG, por isso é bom para fazer algum tipo de conversão.

Cabo P2 – RCA

Ainda na linha dos cabos analógicos, há o tradicional cabo P2 – RCA. É o mais simples, aquele que é conectado em uma entrada auxiliar em uma ponta e a outra no celular ou em uma saída de áudio de TV. Ou seja, ele faz a conexão entre dois dispositivos.

LINHA DIGITAL

HDMI 2.0

O cabo HDMI 2.0 é aquele que já é compatível com o ARC, com transmissão de ethernet e que já comporta o tráfego do sinal 4K, por isso é o que a Audio Prime sempre indica. Geralmente a ligação é feita entre o receiver e TV ou TV a cabo.

Cabo Óptico

O cabo óptico faz a transmissão por sinal luminoso, com suporte para o sinal digital. É preciso cuidado, no entanto, é um pouco frágil e sua quebra pode prejudicar a refração. Como a maioria das TVs atuais têm uma saída de áudio óptica, esse cabo acaba sendo bastante usado.

Se houver alguma dificuldade, o conversor digital – analógico é um aparelhinho que recebe um cabo RCA em um ponta e um cabo óptico na outra para fazer a transformação do sinal.

Se restar dúvida na hora da compra do equipamento, prefira sistemas que já tenham suporte à cabos ópticos. Se já tiver um sistema que for mais antigo, o conversor resolve o problema.

Esses são os principais cabos para montar seu home theater ou som ambiente. Isso não quer dizer que você vá usar todos, já que vai depender da sua configuração. Na dúvida, mande seu projeto para a gente que nós já enviamos tudo certinho para você.

Quer saber mais, ficou alguma dúvida? Fala com a gente aqui pelo WhatsApp que a Audio Prime ajuda você a montar seu som!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.