O Que Seu Arquiteto Diz Sobre Home Theater E Som Ambiente? (Colab Audio Prime X Richard Gohr)

Tempo de leitura: 4 minutos

Está com o orçamento apertado e não sabe se o som ambiente e home theater vão caber no projeto? Veja o que Richard Gohr fala sobre o assunto!

 

Será que é possível um projeto de arquitetura que inclua um sistema de som com baixo custo? É isso que você vai descobrir nessa nova colaboração da Audio Prime com o arquiteto e designer de produtos Richard Gohr. Se esse é o seu caso, vem com a gente desbravar tudo sobre o assunto!

Quem define o investimento no projeto

Será que é possível conciliar arquitetura com sistemas de som mais em conta? Será que é possível fazer um projeto arquitetônico para colocar um sistema 2.1, uma soundbar ou só um som ambiente em apenas um cômodo pequeno ou na varanda?

Richard Gohr acha que sim. Ele explica que, antes de mais nada, é muito importante que a iniciação do projeto seja bastante clara.

Segundo ele, muitas vezes o cliente entra em contato apenas querendo uma precificação, mas é preciso entender que há um valor embutido no trabalho.

Esse valor é justamente a forma de organizar as ideias do cliente de forma a fazer um projeto que ao mesmo tempo atenda a seus desejos e o faça não desperdiçar dinheiro.

Para isso, é preciso que o cliente apresente todos os seus sonhos e desejos para a criação do sistema de som, mas também deixe claro o quanto ele quer investir.

Assim, o arquiteto explica que o trabalho de arquitetura irá pegar todas as ideias que o cliente tem, filtrar e trazer para a realidade que ele mesmo vai dará – e que é o tamanho do bolso.

Muita atenção à primeira reunião com o arquiteto 

Na maioria das vezes, segundo Gohr, são pessoas que estão fazendo seu primeiro grande investimento, sua primeira casa ou apartamento, mas não têm essa ideia sobre o trabalho do arquiteto.

Por isso, logo na primeira reunião é muito importante que tudo seja colocado na mesa, todas as vontades e desejos, para que esses dados possam ser organizados de forma a produzir um projeto que contemple o máximo possível das ideias do cliente, mas sem dinheiro gasto sem necessidade.

Esse projeto, então, será formulado a partir do investimento que estão dispostos a fazer. Há pessoas, segundo ele, que chegam a investir até o mesmo valor do apartamento, porque podem e sabem que isso significará uma valorização do imóvel mais adiante.

Mas também há outras que não podem ou não querem investir tanto, então tudo deve ser definido logo na primeira reunião, para que não haja desencontro de ideias mais adiante.

Planejamento inicial é fundamental

Hoje, segundo ele, há vários artifícios que permitem um resultado muito bom com um investimento relativamente baixo.

Então será, por exemplo, que uma pessoa que acaba de adquirir um apartamento de R$ 500 mil e reserva R$ 200 mil para o projeto de arquitetura consegue incluir o sistema de som nesse cálculo? Ou é normal exceder a quantia reservada?

Richard Gohr explica que tudo depende de um bom planejamento. Para o arquiteto, se o projeto não for bem amadurecido, não há como manter tudo sob controle.

Mas se valores e prioridades forem definidos e lançados em uma planilha, não há imprevistos – muito menos precisar cortar o sistema de som, por exemplo, para o projeto caber no orçamento.

Sistema de som deve estar incluído no cálculo do investimento

Esse ponto, aliás, é destaque para o arquiteto, que considera a instalação de um sistema de som muito importante em um projeto arquitetônico.

Mas ele frisa que é preciso que o som ambiente esteja no planejamento inicial, da mesma forma que o quadro que será pendurado na parede e os objetos de decoração.

Para Gohr, é imprescindível que som e vídeo façam parte da conta de investimento para que o cliente consiga chegar ao final dentro do orçamento disponível e sem frustração.

Dessa forma ele terá o apartamento do jeito que quis, onde sentirá prazer em morar e realizar seus sonhos.


E você, tem alguma dúvida sobre como fazer seu projeto de arquitetura com
som ambiente? Está passando por alguma dificuldade para definir a parte técnica ou quer saber mais sobre o projeto de arquitetura?

Compartilhe com a gente as suas dúvidas aqui nos comentários ou entre em contato conosco pelo Whatsapp! A Audio Prime terá o maior prazer em responder

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.