O que é HDMI ARC? Como colocar som da TV no Home Theater

Tempo de leitura: 2 minutos

Você já conhece a função HDMI ARC? Veja como um simples cabo pode facilitar a instalação do som da TV no equipamento de áudio!

Você sabe o que é ARC – o Retorno de Áudio pelo Canal do HDMI? Neste post você vai ficar sabendo como, com apenas um cabo, você consegue conectar o seu equipamento de som com a sua televisão. Venha desvendar esse mistério!

O que é ARC

A sigla ARC significa Audio Return Channel. Os HDMIs novos possuem um par a mais de fios, que é justamente o responsável pelo retorno do áudio da TV para um equipamento de áudio.

Se você reparar, em uma das saídas HDMI das TVs mais novas está escrito ARC, geralmente na entrada HDMI 2, ainda que isso não seja regra. Essa saída é compatível com o envio de áudio através do cabo HDMI até o seu equipamento de som.

Então, vamos pegar como exemplo um receiver de modelo mais novo, como o Pioneer VSX-534. No canto superior esquerdo do painel traseiro do equipamento há uma saída HDMI com a inscrição ARC.

Para fazer a instalação, basta fazer a conexão dessa saída com a TV, sem necessidade de cabo extra.

Cuidados com o ARC

É importante ficar atento com alguns detalhes. É preciso, por exemplo, que a função ARC esteja disponível tanto na televisão quanto no receiver – e ela precisa ser ativada para funcionar.

Geralmente, quando você conecta o cabo na saída HDMI da TV com a inscrição ARC, já há uma configuração padrão para que seja ativada. No entanto, nos equipamentos de áudio normalmente é preciso configurar no setup a ativação da comunicação do HDMI com a televisão.

É preciso atenção também porque alguns equipamentos podem indicar essa função como HDMI CEC Control (Consumer Electronics Control), que é a habilitação do controle das funções da TV através do HDMI.

É o caso, por exemplo, dos videogames, que ao serem desligados, automaticamente desligam também a televisão. Isso acontece porque o CEC está habilitado.

Em alguns equipamentos, portanto, habilitando o CEC automaticamente a função ARC está sendo também habilitada.

Diferenciais da função ARC

A função ARC não implica apenas em ter um cabo a menos na ligação entre a TV e o equipamento de som.

Ela oferece muito mais comodidade ao usuário, que pode ter o áudio indo para o equipamento de som automaticamente ao conectar a smart TV à Netflix, por exemplo.

O ARC também é encontrado nas soundbars, facilitando a interligação entre as caixas e a TV.

Além disso, a função é também uma ótima solução para a falta de um cabo óptico ao fazer a instalação, por exemplo, resolvendo o problema de forma prática, rápida e eficiente.

E você, já conhecia a funcionalidade ARC? O que achou deste conteúdo?

Deixe sua opinião aqui nos comentários e não esqueça: qualquer dúvida, nos chame no Whatsapp que teremos o maior prazer em dar a orientação necessária!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.