Review, Teste E Comparação – Caixas De Som Profissionais Frahm PW400 e PW600

Tempo de leitura: 6 minutos

Conheça as novas caixas de som PW 400 e PW 600 da Frahm e veja o que a Audio Prime achou dos testes com o equipamento!

PW400 e PW600: hoje a Audio Prime vai apresentar esse super lançamento da Frahm, uma caixa cuja melhor palavra de definição é versatilidade. Você vai saber quantos watts ela tem e qual sua potência, além de descobrir todos os seus usos, inclusive navegando no aplicativo do próprio equipamento. Vem com a gente que você vai gostar dessa novidade!

Versatilidade: o grande trunfo da linha PW

Quem acompanha nossos conteúdos sabe o quanto a Audio Prime gosta dos equipamentos da Frahm. Agora a marca acaba de lançar a linha PW400, com alto-falante de 12”, e PW600, com alto-falante de 15”.

Mas, antes de mais nada, vale uma curiosidade bem ilustrativa: a sigla PW vem da palavra em inglês “power” (poder), ou seja, o próprio nome já dá uma boa dica do quanto essas caixas de som são capazes.

O que mais chamou a atenção da Audio Prime no primeiro contato foi a versatilidade da caixa, já que ela reúne tanto recursos de caixa de entretenimento quanto profissional.

É o caso, por exemplo, da alça retrátil e das rodinhas, que facilita seu transporte e é um recurso de entretenimento. No entanto, ela tem também alças e apoio laterais, que fazem com que basta virá-la para que rapidamente se transforme em um monitor.

Esse é o grande trunfo da caixa, que tem um bom tamanho, um bom alto-falante, uma excelente potência, capaz de brigar com a maioria das caixas de som do mercado, gabinete plástico ultra resistente e as próprias alças laterais e superior, ou seja, com muitas funções.

Descrição técnica

Tecnicamente, a PW é uma caixa de som com três vias, ou seja, há uma regulagem para o grave, outra para o médio e outra para o agudo. Tem driver de 1” e alto-falante de 15” (com 600 watts) ou 12” (com 400 watts).

A PW600 tem cerca de 15 Kg e a PW400 aproximadamente 11Kg, ambas trapezoidais. Esse é outro recurso bem bacana já que as caixas com alça retrátil não costumam poder ser colocadas em tripé.

Todos os demais recursos – entrada USB, Bluetooth, duas entradas auxiliares com controle de regulagem independente – possibilitam fazer uma ligação individual, como voz e violão, por exemplo, ou mesmo interligar a uma mesa de som e usar a caixa como qualquer outro apoio.

Outra coisa que merece destaque é que a linha PW é ativa, mas há previsão de lançamento da caixa passiva. Assim é possível compor um super kit com uma ativa mais uma passiva e dois pedestais; ou uma ativa mais uma passiva no chão, perfeito para fazer uma voz e violão, por exemplo.

Painel traseiro da linha PW

Na PW600 da Frahm o painel de navegação fica bem ao centro na parte traseira da caixa. Nele ficam a opção de Bluetooth, rádio e auxiliar, e a entrada USB no lado esquerdo.

Duas coisas muito interessantes é que a caixa tem ainda recepção IR do controle remoto com funcionalidade para a troca de pastas das músicas.

Um pouco mais abaixo no lado direito há a regulagem de três vias (grave, médio e agudo), os botões de volume 1 com regulagem de volume individual, volume 2 para a entrada direta no line 2 e uma entrada de microfone.

Há ainda uma entrada line out, para cascatear o sistema e ligar outras caixas ativas etc, e uma saída external speaker que possibilita o envio do sinal para uma caixa passiva.

A caixa de som é bivolt, seguindo os padrões e normas técnicas brasileiras.

À esquerda há um pequeno texto indicando a possibilidade de download do app BTLink (para Android e iOS).

Usando o aplicativo BTLink

A Audio Prime também experimentou o aplicativo e viu que foi muito fácil conectar de primeira a caixa de som. A navegação de um modo geral se mostrou razoável. A parte do volume é interessante, assim como também funciona bem a regulagem de graves e agudos.

Já a parte do rádio FM tem a navegação mais difícil, mas há a possibilidade de gravar na memória as principais escolhas de rádios. Há ainda uma parte de navegação pelo USB e cartão de memória, o que é um recurso bem legal.

Na interação direta do aplicativo com a caixa, ao apertar o botão Line instantaneamente o aplicativo muda para a entrada auxiliar, o que é um recurso bem bacana.

De ponto negativo, é que o volume do celular em si, da música que estiver sendo reproduzida pelo Spotify, por exemplo, não é repassado para a caixa de som.

Nesse caso tem que selecionar Bluetooth no painel traseiro da caixa, abrir o Spotify de forma individual, e dar o play na música indicando que é para ser tocada na Frahm.

Dessa forma, tocado diretamente do aplicativo de música para a caixa pelo Bluetooth é possível controlar o volume pelo celular.

Também é possível operar o volume pelo BTLink, o que pode ser muito interessante para um bar, por exemplo: é possível deixar uma pessoa operando a música normalmente e você mesmo fazer um ajuste pelo app da caixa.

Testando a caixa ligada

No teste da caixa PW600 ligada o índice de distorção é bem baixo mesmo com volume no máximo, com bom desempenho nos graves.

Na avaliação da Audio Prime, a boa reprodução dos graves acontece justamente por ser uma caixa mais robusta. Já o agudo é bom, mas nada de excepcional.

Comparação

Colocando a PW600 e a PW400 lado a lado, pareadas no Bluetooth e tocando rigorosamente a mesma música com os mesmos ajustes, a Audio Prime comparou a diferença de potência de uma para a outra.

Tirando o tamanho e a potência dos alto-falantes (15” e 12”, respectivamente) as demais características são iguais. Na comparação, no entanto, achamos que a de 12” (PW400) surpreendeu bastante.

Conclusão

Levando em consideração as alças laterais, todos os seus recursos e um uso como caixa de retorno ou com conexão com uma caixa de som passiva, com certeza possui um bom custo-benefício, podendo ser o melhor conjunto para um uso mais profissional, como uma banda, ou mesmo recreativo.

A Audio Prime lembra também que a caixa é da Frahm, uma indústria já com 56 anos de existência, tendo uma super garantia em todo o território nacional.

Assim, você pode comprar sua caixa, entrar no site ou ligar para o 0800 da fábrica, cadastrar sua compra e ganhar 1 ano a mais de garantia. Isso significa que a Frahm realmente confia no que produz.

No teste com a PW600 ligada, a Audio Prime gostou do resultado e considera a caixa uma ótima opção para ser comprada individualmente ou em kit.

O que você achou desse lançamento da Frahm? Ficou alguma dúvida? Conte para a gente a sua impressão sobre as caixas PW400 e PW600 aqui nos comentários!

 

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.