Unboxing e Review Soundbar JBL Bar 5.1 – A mais potente

Tempo de leitura: 7 minutos

A Audio Prime abriu, ouviu e testou um dos produtos mais aguardados dos últimos tempos! Veja o unboxing e o review da JBL Bar 5.1 e saiba tudo sobre o sistema!

Quando um dos produtos mais aguardados dos últimos tempos chegou à Audio Prime, não dava para não falar a respeito. Por isso, esse conteúdo de hoje traz unboxing e review para mostrar o por quê de tanta expectativa em relação à a Soundbar Bar JBL 5.1.

Unboxing da Soundbar JBL 5.1

Só a caixa já impressiona: são praticamente 19 Kg incluindo a caixa em si e todos os acessórios.

Dentro de uma embalagem bem complexa vem a barra, uma caixa de acessórios (com controle remoto, cabos de energia, etc.), duas caixas de som surround wireless destacáveis da barra – justamente o grande diferencial do produto – e o subwoofer, com 13 kg e 10 polegadas.

Mesmo sem fazer o teste ainda já dava para ver que é ele o grande responsável do punch da poderosa Soundbar JBL 5.1.

Ao terminar de desembalar a bar 5.1 da JBL já dá para perceber que ela é bem maior do que as concorrentes, principalmente por causa das duas caixinhas surround destacáveis.

Assim, dentro da caixa nós temos:

  • Suportes bem robustos para fixação da bar diretamente na parede;
  • Suportes menores com espaçadores e parafusos;
  • Manual de instruções com a pilha do controle remoto;
  • Controle remoto com a função exclusiva da série bar da JBL que permite também controlar os ajustes da TV;
  • Cabo óptico;
  • Cabo de força do subwoofer;
  • Cabo HDMI;
  • Cabo de força da bar;
  • Cabinho de phone P2 stereo, para fazer a conexão da TV direto na bar ou conectar a bar diretamente no celular;
  • Microfone de calibração.

Conheça mais sobre o equipamento

De acordo com os materiais de divulgação no exterior e o próprio manual de instruções do equipamento, a Soundbar JBL 5.1 tem 510 W RMS de potência.

No entanto, é sempre bom lembrar que por questões normativas brasileiras, essa mesma potência de 510 W RMS é reconhecida no mercado como 218W RMS.

É o mesmo caso, por exemplo, da Soundbar 2.1: a documentação fala em 300W RMS, mas ela tem 100W RMS de acordo com as normas nacionais.

Em relação à parte estética, da mesma forma que os demais da linha, o produto é super bem acabado, bem fino, produzido com material resistente, agradável tanto ao toque quanto ao visual.

Pesada, a bar também é um pouco mais larga que as concorrentes. Na parte traseira, em uma das pontas há a entrada de energia; mais ao centro duas entradas HDMI, entrada USB, entrada óptica e a entrada auxiliar via P2 e, na outra ponta da barra, outra entrada HDMI e uma HDMI out, que é o que vai para a TV, então é aí que serão conectados a TV a cabo, videogame, blu-ray, computador, etc., e um cabo que é a saída para a televisão.

É interessante notar que uma das saídas HDMI tem a função ARC (Audio-Return-Channel). Ela permite a conexão via cabos HDMI 2.0, usados para acompanhar as TVs de última geração de forma que não seja preciso utilizar nenhum cabo extra entre a bar e a TV.

Destaques da Soundbar JBL 5.1

O equipamento não foi tão aguardado à toa. Ele é o único do mercado que consegue ter os três canais frontais e os dois laterais surround de uma forma que fisicamente é possível acoplar na traseira do sofá por serem destacáveis.

Como cada caixinha surround é wireless, equipada com bateria com aproximadamente 10 horas de duração, basta destacá-las do corpo principal da bar e colocar de cada lado do sofá.

Dessa forma, a Soundbar JBL proporciona uma imersão 5.1 de home theater sem precisar de receiver ou outros equipamentos.

Subwoofer 10’’

O subwoorfer da Soundbar JBL 5.1 tem praticamente o mesmo tamanho do subwoofer da bar 3.1 e cujo desempenho já foi bastante comentado pela Audio Prime em vídeo.

Fisicamente, na parte de baixo fica o alto-falante de 10 polegadas e 164W RMS, o que significa que o restante da bar terá por volta de 44 W RMS pelas normas brasileiras.

Na parte traseira do subwoofer ficam o botão de pareamento e a entrada de energia (110V-220V).

Aqui, cabe uma observação importante. O produto é nacionalizado, portanto produto original JBL sempre será bivolt. Isso é muito importante porque basicamente a diferença do produto oficial para um não oficial está sempre nos pequenos detalhes.

Assim, a JBL do Brasil, que na verdade é a Harman do Brasil, dona da marca, só dá garantia se o produto for comprado de origem legal. A Audio Prime só trabalha com produtos originais ou importados de forma legal e todas as vendas são efetuadas com nota fiscal.

Concluindo, o subwoofer é bem grande e pesado e realmente compensa toda a falta de grave que o resto da bar não tem.

Teste de som

Depois de ligado, assim como as outras, a Soundbar JBL 5.1 mostra display digital frontal com um menu lateral bem semelhante à bar 2.1 e 3.1, com botão de source e liga e desliga. O Bluetooth, por exemplo, conecta-se automaticamente de forma bem rápida ao celular, mostrando que o dispositivo está atualizado.

Quando o equipamento foi ligado pela primeira vez, uma pequena luz piloto piscante mostrou que o surround estava sendo carregado.

No teste de destacar as caixas surround com o equipamento em funcionamento, houve apenas uma pausa muito breve, de cerca de 1 segundo, provavelmente para pareamento, e a música foi retomada normalmente. Nada que comprometa a performance do sistema.

Muito pelo contrário. Na opinião da Audio Prime, a Soundbar JBL 5.1 mostra um som muito mais equilibrado em relação à 3.1, principalmente devido à maior quantidade de alto-falantes.

A Audio Prime gostou bastante da qualidade do som. Apesar de o subwoofer ter basicamente o mesmo tamanho da 3.1, por exemplo, ao ligar ele se mostrou superior ao outro equipamento.

Assim como a qualidade médio/agudo das caixas surround foi considerado muito bom pela equipe Audio Prime. Outra boa surpresa foi o pareamento praticamente instantâneo das caixas surround ao serem religadas no botão liga-desliga de cada uma.

Dica

Vale a pena prestar atenção em um detalhe que a Audio Prime descobriu durante os testes. Para sentir bem a imersão no som, escolhemos um clipe do Queen como “Bohemian Rhapsody” – e logo veio a decepção: o surround não estava devidamente perceptível.

Então, olhando no manual, descobrimos que, diferente do que acontece com os receivers, o microfone de calibração serve justamente para calibrar a distância do surround.

Assim, basta conectar o microfone na entrada auxiliar da bar, colocar o microfone onde seria o melhor ponto de audição e as duas caixas surround de cada lado do sofá e apertar o botão “Calibration” do controle remoto por 3 segundos.

Assim o surround se auto regula e passa a mostrar uma qualidade de som completamente diferente da anterior, com muito mais definição de surround, compensando toda a falha que havíamos sentido no primeiro teste de surround.

Impressão final

A Soundbar JBL 5.1 vem com os codecs Dolby Digital, Dolby Pro Logic II e DTS, que são hoje os principais para interpretar o melhor áudio de filmes, games e qualquer outra mídia atual.

A mais potente da linha, a Soundbar JBL 5.1 vem complementar os lançamentos anteriores com uma qualidade de som muito boa. Para escolher, leve em consideração o que você quer gastar em relação à complementação de funções da 2.1 para a 3.1 e daí para a 5.1.

Audio Prime fez vários vídeos sobre esses sistemas que dão uma boa ideia de qual deles melhor se encaixa no seu perfil.

E então, gostou do nosso review, ficou alguma dúvida? Continue acompanhando as dicas da Audio Prime e conte conosco para responder qualquer questão!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.