Passo a passo para Montar um Home Theater

Tempo de leitura: 3 minutos

Veja como fazer a instalação correta do home theater e ainda economizar comprando o equipamento de acordo com cada etapa!

Não é todo mundo que tem disponibilidade para comprar um home theater de uma vez. Muitas vezes a obra acaba demorando mais do que o esperado e o orçamento fica um pouco comprometido.

Não é por isso, no entanto, que você vai deixar de ter o equipamento que merece. Para situações assim, a Audio Prime costuma recomendar uma otimização do seu investimento realizando a compra do equipamento em três partes.

Acompanhe as dicas da Audio Prime nesse passo a passo para comprar um home theater.

Passo 1: Cuide da infraestrutura do seu Home Theater

Uma vez feito o projeto do home theater, o primeiro passo é preparar a infraestrutura. É muito importante procurar uma assessoria especializada em instalação de som ambiente, como a Audio Prime, para indicar o melhor local e a maneira correta de passar os cabos.

Essa, então, é a hora de comprar o cabeamento, em conformidade com o que foi definido no seu projeto de home theater.

Mas não esqueça: se você ainda estiver na fase de obra, o ideal é determinar a passagem dos cabos tanto para a televisão quanto para as caixas de som antes da colocação do gesso.

Dessa forma você otimiza o trabalho e reduz a possibilidade de danos ao forro.

Passo 2: Instale as caixas de som junto com a iluminação

Ainda tomando como possibilidade a casa em obra, depois que os cabos já tiverem sido passados e o forro de gesso colocado, é a vez de comprar e instalar as caixas de som.

Assim, o ideal é já ter as caixas de som em mãos quando chegar o momento do eletricista cortar o forro de gesso para a colocação das luminárias.

Essa é a hora certa de fazer o recorte também para embutir as caixas, já que qualquer necessidade de reparo no gesso, como pintura ou retoque, pode ser feito de uma única vez.

É muito comum querer colocar as caixas de som no gesso depois da casa pronta, mas colocando a caixas juntamente com a iluminação você evita toda a sujeira e retrabalho de cortar o forro duas vezes em momentos diferentes.

Passo 3: Hora da finalização

O terceiro passo é a finalização. A casa já está montada, forro, luminárias e caixas instaladas, marcenaria completa, todos os cabos puxados para a frente da marcenaria e as tomadas instaladas. É hora de montar seu home theater com receiver, condicionador de energia, subwoofer e televisão.

No entanto, atenção: é muito importante estar com a casa bem limpa porque as micropartículas de sujeira que estão no ambiente durante a obra são altamente prejudiciais aos equipamentos.

Ao entrarem no receiver, subwoofer, etc, com o passar do tempo e a umidade, essa sujeira se torna uma espécie de massa que pode, inclusive, chegar a conduzir eletricidade dentro do equipamento.

Por isso, segure um pouco a ansiedade de ver as caixas de som tocando: a indicação da Audio Prime é que a montagem seja feita por último, quando a casa já está toda bem limpa.

Conclusão

De acordo com essas dicas, você não precisa comprar tudo de uma vez. Na ordem para otimizar seus gastos, siga estes passos:

1 – Compre primeiro o cabeamento. Os cabos devem ser passados preferencialmente antes da colocação do gesso;

2 – Compre as caixas de som e faça a instalação no mesmo momento das luminárias;

3 – Compre o restante do equipamento: receiver, subwoofer, condicionador de energia e TV. A montagem deve ser feita quando a obra já tiver terminada e a casa bem limpa.

Seguindo esse passo a passo você economiza e faz a instalação do seu home theater no tempo certo.

Gostou das dicas da Audio Prime? Se ficou alguma dúvida, compartilhe com a gente a sua pergunta aqui nos comentários que nós vamos procurar responder o mais breve possível!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.