Como Montar um Setup Dolby Atmos em Sistemas de Home Theater 5.1.2 e 7.1.2

Tempo de leitura: 3 minutos

Já pensou em ter uma verdadeira experiência sonora de cinema no seu home theater? Veja o que é preciso para montar o setup Dolby Atmos em seu home theater!

Faz questão de ter o máximo de emoção no seu home theater? O Dolby Atmos pode ser a solução.

Desde que foi lançado em 2012 pela Dolby Laboratories e lançado no filme “Valente”, da Pixar, o sistema tem encantado com suas nuances sonoras que oferecem uma experiência de imersão incrível aos espectadores.

Para se ter uma ideia, o Dolby Atmos tem sido considerado o desenvolvimento sonoro mais significativo desde a criação do surround.

O pulo do gato da técnica é justamente um posicionamento diferenciado das caixas, fazendo com que efeitos de som independentes se sobreponham aos canais tradicionais de áudio.

No total, o Dolby Atmos trabalha com 128 canais de áudio. Basicamente, esse tipo de engenharia sonora é compatível com sistemas 5.1.2 e 7.1.2. No entanto, surgem muitas dúvidas sobre a instalação do sistema.

Então como saber se o Dolby Atmos é para você? Para responder essa e outras dúvidas, a Audio Prime preparou esse verdadeiro passo a passo. Veja como fazer o setup no seu home theater e ter a melhor experiência de imersão sonora.

Por que montar um setup do Dolby Atmos?

O Dolby Atmos é indicado para quem quer potencializar os efeitos no seu home theater. A grande vantagem de fazer um setup do Dolby Atmos é que o codec aumenta significativamente a imersão da sua experiência sonora na sala.

Isso significa que, se você já tem um sistema 5.1 ou 7.1 tradicional, a reprodução do som se dá de forma horizontal. Com a adição do Dolby Atmos, entretanto, você passará a ter também uma imersão vertical.

Dessa forma o som se propaga em toda a sala. Assim, por causa do posicionamento das caixas, o som é percebido da mesma forma em qualquer lugar da sala. Há uma maior sensação de envolvimento, como se você fizesse parte da história.

Os canais independentes simulam mais fielmente os efeitos sonoros de um ambiente complexo. O som também é mais poderoso e mantêm a pureza original, sem efeitos “fantasma”.

Como saber se o Dolby Atmos é indicado para você?

Para começar, é preciso considerar a aquisição de alguns equipamentos diferenciados. O primeiro deles é um receiver compatível com o Dolby Atmos, ou seja, que consiga fazer a leitura do sistema. Também será preciso comprar pelo menos duas caixas de som extras.

Um dos pontos mais importantes, no entanto, é adaptar o layout da sala. Para que o Dolby Atmos ofereça a experiência sonora perfeita é preciso que haja sempre pelo menos três caixas frontais.

Essas três caixas frontais vão aumentar a sensação de horizontalidade. Depois é preciso colocar duas, quatro ou seis caixas no teto para fazer o surround e os front high.

Como montar um layout para Dolby Atmos

O layout da sala tem influência direta na experiência de imersão sonora com o Dolby Atmos. Os mais fáceis de serem montados são o 5.1.2, 5.1.4 e 7.1.2.

Esses modelos de layout se adaptam bem à maioria das salas e são os mais comuns nos projetos da Audio Prime.

Em relação ao receiver, o aparelho pode ser 9.1 ou 9.2 canais, pelo menos, para que qualquer um desses sistemas seja montado de forma fácil.

O 5.1.2, aliás, pode ter uma configuração ainda mais simples para o codec Dolby Atmos, podendo ser montado até com receiver 7.1 canais.

Viu como pode ser fácil fazer o setup Dolby Atmos? Aproveite e peça um orçamento sem compromisso a um especialista Audio Prime!

Quer receber sempre as melhores dicas e novidades sobre sistemas de som e home theater? Continue acompanhando nossos conteúdos e dando sugestões!

 

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.