Como montar home theater para apartamentos, potente e que não incomode os vizinhos

Tempo de leitura: 4 minutos

Vizinhos e um bom home theater para chamar de seu: será que são duas coisas incompatíveis? Veja o que considerar na hora da escolha se você mora em apartamento.

Se você mora em apartamento e adora assistir a um bom filme com tudo o que tem de direito, muito provavelmente tem uma dúvida comum: como montar um home theater potente, mas que não incomode os vizinhos.

Será que é possível ou são duas coisas incompatíveis – a menos que tenha uma sala de projeção com tratamento acústico?

O problema é bastante comum. Veja as dicas da Audio Prime para aproveitar seu home theater com muita qualidade, evitando despertar a ira alheia!

Home theater: qualidade x potência

Antes de mais nada, é bom deixar claro que, se a prioridade for a potência do equipamento, é muito provável que incomodando os vizinhos, sim.

No entanto, como especialista, a Audio Prime defende uma filosofia de projetos segundo a qual a qualidade é mais importante do que a potência.

Isso significa que, quando montamos um home theater de verdade é preciso observar várias características que envolvem todo o projeto, não apenas a potência.

Por home theater “de verdade”, a Audio Prime entende aquele equipamento que nem é de entrada, como os de supermercado, nem os caríssimos high end.

O que levar em conta na hora de montar o home theater

A Audio Prime entende que a expectativa seja de uma boa potência, um bom punch do subwoofer e aquela tremida básica do sofá nas horas mais legais do filme. Afinal, é para isso que o home theater serve: levar mais emoção aos seus movies.

Entretanto, a qualidade deve ser o foco principal do projeto em vez da potência. Assim, alguns pontos são mais importantes do que a potência para que o conjunto inteiro proporcione uma qualidade superior de som e imagem e uma experiência incrível em home theater:

  • Receivers de boa qualidade, com bons codecs e boa tecnologia;
  • TV compatível com os melhores sistemas de transmissão e melhor qualidade de imagem;
  • Caixas de som equivalentes à qualidade do receiver e que consigam reproduzir desde as frequências mais baixas até as mais altas;
  • Correto dimensionamento do subwoofer, seja de 8, 10 ou 12 polegadas, de acordo com o tamanho da sua sala.

Por que é tão difícil barrar as ondas sonoras

Mesmo com todos esses cuidados com a qualidade é possível que a vizinhança fique incomodada. Antes de mais nada, é preciso entender que qualquer sistema de home theater que for ouvido no máximo vai acabar incomodando quem mora perto.

A blindagem acústica é muito cara, tanto do próprio equipamento quanto, mais ainda, do ambiente. Em uma sala, por exemplo, o áudio sai mais facilmente pela janela e pela porta, mas também pode ultrapassar a própria laje de separação dos apartamentos.

As frequências baixas, por exemplo, são geralmente as mais longas, e podem não ser barradas pela laje entre andares. Já as frequências mais agudas são mais facilmente bloqueadas pela laje, porque é mais alta – mas em compensação escapam bem mais facilmente pela janela.

O que fazer então?

No entanto, algumas dicas podem ajudar você a aproveitar mais toda a emoção do seu home theater e sem atrapalhar muito seus vizinhos mais próximos.

Vizinho de baixo:

  • Se o vizinho de baixo estiver muito incomodado em relação aos graves, um tapete embaixo do subwoofer pode ajudar a bloquear a passagem do som;
  • Uma placa de UVA debaixo do subwoofer também pode ajudar no controle da vibração que passa para o vizinho de baixo.

Vizinho de cima:

  • Em relação ao vizinho do andar de cima, utilizar manta asfáltica em cima das caixas do teto pode bloquear as ondas sonoras. Essa manta pode ser comprada por metro quadrado e é bem pesada, promovendo um bom bloqueio do som;
  • Colocar 1 m² de lã de rocha bem densa em cima de cada caixa de som do teto também ajuda a abafar bastante a passagem do som para o andar de cima e entre os ambientes do apartamento de uma forma geral.

Conclusão

É bom deixar claro que se o som for realmente muito alto não há como conseguir um bloqueio total e eficiente. A dica da Audio Prime é treinar o ouvido para acostumar com um som de qualidade, seja no volume que for.

Mesmo que haja momentos em que ele fique um pouco mais alto, é preciso bom senso para abaixar na hora certa.

O mais importante, no entanto, é que todo o sistema seja montado de forma a oferecer qualidade – até para que você possa ter um som sem distorções na hora em que não tiver vizinho nenhum e quiser colocar o som no máximo.

Gostou das nossas dicas de hoje? Continue acompanhando nossos conteúdos e recebendo sempre as melhores dicas para montar seu sistema de som de qualidade!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.