Como Escolher a Melhor Caixa de Som – Potência vs Qualidade

Tempo de leitura: 2 minutos

Na hora de montar o som ambiente, nem sempre é possível unir potência e qualidade. Então o que deve ser priorizado na compra do equipamento?

A dúvida é comum na hora de escolher o som ambiente: o que é melhor, escolher caixas de som mais potentes ou com melhor qualidade? Para alguns a resposta pode parecer óbvia, afinal pode ter muito a ver com o gosto pessoal de cada um. No entanto, será que é assim mesmo? O que dizem os especialistas? Acompanhe mais essa dica da Audio Prime e descubra como ter um home theater perfeito na sua casa.

Potência vs qualidade: será que há uma resposta certa?

Na hora de comprar o home theater ou de montar o som ambiente há uma grande variedade de caixas de som. Como saber qual o melhor investimento?

A verdade é que há alguns modelos de alta potência, mas que não possuem qualidade. Sim, isso pode acontecer.

Geralmente são caixas que atingiram um certo pico de potência em determinada faixa de frequência devido à algumas medidas adotadas.

A questão é que então o fabricante, na tentativa de erguer o posicionamento do seu produto, diz que a caixa atende a 60 watts ou até 80 watts. O problema é que, apesar disso, ela não tem qualidade que deveria.

Qual a preferência da Audio Prime?

Para nós, da Audio Prime, qualidade é um conjunto de fatores. Desde a escolha do amplificador ou receiver, da marca e da bitola do cabo – que são itens muito importantes – até a caixa de som. Por isso, costumamos dizer que, de uma forma geral, potência e qualidade devem andar juntas.

É mais ou menos a diferença entre uma pessoa que fala muito alto ou gritando, mas tem uma voz agradável, e de outra que, no mesmo volume, tem uma voz estridente e desagradável aos ouvidos.

A analogia serve perfeitamente para exemplificar a diferença entre uma caixa de som potente e de alta qualidade e uma potente mas sem qualidade.

Ou seja, você pode colocar lado a lado duas caixas de 600 watts rms. Uma delas vai aceitar a potência que você colocar e responder em um determinado padrão. Já a outra, se não tiver qualidade, recebe a mesma potência, mas fica bem aquém da expectativa.

Assim, para a Audio Prime é preferível optar por caixas de maior qualidade, mesmo com amplificador de menor potência.

Conclusão

O ideal é que haja uma união de potência e qualidade na escolha da caixa de som. No entanto, essa combinação geralmente acarreta em um custo alto do equipamento, que nem sempre a pessoa pode pagar.

Então, se por causa do valor houver a necessidade de optar entre uma caixa de maior potência ou de melhor qualidade, na dúvida, opte pela qualidade, porque o prejuízo será menor na hora da instalação.

Gostou da nossa dica de hoje? Continue acompanhando nossos posts e não deixe de conversar com a Audio Prime para esclarecer qualquer dúvida!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.