Condicionador de Energia para Home Theater vale a pena

Tempo de leitura: 4 minutos

Quer aumentar a vida útil do seu som ambiente e proteger seu investimento? Veja por que o condicionador de energia é tão importante para seu home theater!

Todo equipamento tecnológico precisa de proteção contra queda de energia, certo? Principalmente quando significa um alto valor agregado. Com o home theater não é diferente. Afinal, além do custo, há toda uma expectativa que ronda o sistema de som ambiente. Por isso, a melhor forma de proteger o equipamento é com um condicionador de energia. A Audio Prime explica por quê.

O que é um condicionador de energia

A principal função de um condicionador de energia é proteger o home theater de possíveis quedas e sobrecargas na rede, mas também garantir o perfeito funcionamento mesmo quando o fornecimento parece estável.

A questão é que a energia elétrica chega aos equipamentos conectados com o que chamamos de “sujeira”.

Da mesma forma a água carrega impurezas que a companhia não consegue filtrar, ocorrem pequenas variações que ao longo do tempo acabam estragando os componentes eletrônicos.

Por isso, um dos principais usos do condicionador de energia é aumentar a vida útil dos equipamentos eletrônicos.

Além disso, a Audio Prime também recomenda o uso do condicionador de energia para proteger o home theater contras as intempéries – mau tempo e condições climáticas adversas em geral.

Como o condicionador de energia possui filtros especiais internos, ele protege o home theater de qualquer interferência externa muito forte, como a queda de um raio, por exemplo.

Ou seja, ele condiciona a energia de forma que a qualidade que chegue ao equipamento de som ambiente seja melhor do que a entrou na casa.

Claro que a instalação de um condicionador de energia não é obrigatória, mas o uso do aparelho é considerada uma excelente prática.

A Audio Prime sugere um exercício simples para avaliar a necessidade do equipamento. Basta pensar, por exemplo, em um investimento global feito em um home theater 5.1, com televisão, completo.

O gasto, na casa dos R$ 10 mil, merece ser protegido por 10% ou 15% a mais, valor de um condicionador de energia.

Como escolher o condicionador de energia

A escolha do condicionador de energia deve ser feita levando em consideração a potência de todos os equipamentos que serão ligados nele.

Assim, basta olhar a potência do receiver, do subwoofer, da televisão, etc e calcular quantos watts serão consumidos.

Para não haver sobrecarga, o próximo passo é fazer uma comparação de qual a potência que será usada e qual a que precisa ser filtrada. Mas não se preocupe, na loja a Audio Prime ajuda você a fazer a melhor escolha de acordo com o número de equipamentos.

Condicionador de energia também filtra o sistema de som ambiente

Cada um dos equipamentos do home theater deve ficar ligado no condicionador. Dessa forma é criada uma espécie de bolha, que filtra toda a energia que será transmitida a eles.

Além das tomadas, os melhores condicionadores de energia filtram também as entradas de antena. Dessa forma, a antena que vem da rua deve entrar no condicionador de energia, sair e ir para o sistema de TV a cabo.

Por outro lado, todos os equipamentos elétricos devem estar com a mesma referência de terra no condicionador de energia. Não adianta receiver e subwoofer ficarem ligados ao aparelho e a TV na tomada normal.

Isso porque, se ocorrer um raio, que talvez seja o evento mais perigoso, ele será filtrado pelo condicionador de energia, vai entrar pela TV e de lá passar para o receiver, queimando o aparelho da mesma forma.

Por isso é importante fechar o sistema em uma bolha elétrica, onde o condicionador de energia seja a referência elétrica de todos os equipamentos.

Atenção ao aterramento do home theater

O fio terra da residência também merece atenção. Além de bem feito, ele deve igualmente ser ligado no condicionador de energia.

Isso porque toda interferência, sujeira ou evento absorvido pelo equipamento precisa ser dispersado para algum lugar – nesse caso o fio terra. Por isso, é muito importante ter o home theater devidamente aterrado.

Esse aterramento atualmente é feito pela tomada de 3 pinos, presente em praticamente toda construção nova.

Entretanto, deve-se evitar o uso de tomadas “T”, comumente conhecidos como “benjamim”, ou da régua de tomada.

O motivo é simples: todo o dimensionamento para a escolha do condicionador de energia foi feito votado para os equipamentos que estão ligados nele.

No entanto, o uso do “T” ou da régua de tomada é justamente para possibilitar que mais equipamentos sejam ligados ali.

Dessa forma, se estes extras também já não estiverem dimensionados no cálculo inicial, podem fazer com que o sistema fique sobrecarregado.

Com o passar do tempo a tendência é que o desgaste destes equipamentos seja muito maior, já que o condicionador de energia foi feito para absorver o tranco de uma energia ruim, o que não é o caso do “T” ou da régua de tomada.

Agora que você já sabe como proteger seu home theater com um condicionador de energia, continue acompanhando os posts da Audio Prime e receba sempre dicas quentíssimas para melhorar cada vez mais seu som ambiente!

 

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.