JBL CI ou JBL Arena, qual a melhor?

Tempo de leitura: 6 minutos

Em dúvida na hora de escolher o melhor equipamento para seu home theater?

Veja a opinião da Audio Prime sobre a JBL CI e a JBL Arena: qual será a melhor?

Pensando em montar seu home theater? Então você tem que considerar fortemente a possibilidade de utilizar equipamentos JBL. O motivo é simples e a Audio Prime explica: eles apresentam um dos melhores custos benefícios quando o assunto é equipamento de som.

Por outro lado, são várias as opções JBL para quem quer um home theater de alto desempenho. Para ajudar você na escolha, a Audio Prime vai destacar hoje dois dos principais tipos: JBL CI (Custom Instalation) e JBL Arena. Afinal, qual dos dois vale mais a pena para o seu home theater?

Qual a diferença entre as linhas JBL CI e JBL Arena?

Basicamente, a linha Arena é mais cara do que a CI, mas a pergunta que não quer calar é: será que vale a pena pagar essa diferença? Na hora de fazer a escolha, conhecer os diferenciais de cada uma é fundamental.

Sem entrar no mérito de potência e tamanho de alto-falante, vamos pegar um exemplo simples entre duas caixas retangulares, a CI6R e a Arena 6IW. Isso porque, na verdade, as comparações entre elas valem para todos os produtos de ambas as linhas.

A Audio Prime então vai fazer essa comparação tendo como base tanto diferenças perceptíveis quanto a nossa sensibilidade sonora.

Como é a linha JBL CI

A linha CI é um pouco mais barata do que a Arena. Produzida aqui mesmo no país, na Zona Franca de Manaus, o projeto foi especialmente desenvolvida pela JBL para atender às necessidades do Brasil e dos países vizinhos. A tecnologia é de ponta, garantindo uma sonoridade dinâmica, natural e impactante.

Frontalmente, tanto a CI6R quanto a 6IW apresentam alto-falantes de 6 polegadas, só que na JBL CI são feitos de Kevlar, que até podem ter maior durabilidade do que o de polipropileno, da linha Arena. Fora isso, entretanto, não chega a haver muita diferença. Em ambas os tweeters de seda têm 1 polegada.

Lateralmente, é possível ver que os anéis de fixação da caixa no forro de gesso são de plástico, o mesmo material utilizado para a confecção da carcaça.

Já na parte traseira há o crossover, com um capacitor e uma pequena bobina. Na verdade nada que fuja ao normal para fazer o corte de frequências do agudo.

Em relação ao acabamento, a JBL CI é uma caixa normal, sem nada de extraordinário. A tela vem com tecido ortofônico, que esconde o alto-falante depois da caixa instalada no teto. Ainda que a caixa não chegue a ser 100% borderless, as bordas visíveis são bem pequenas.

Essas características se aplicam a todas as caixas da linha JBL CI, que valem o quanto tocam, significando um ótimo custo benefício. Na verdade, a linha chega até a ser barata em relação às outras similares existentes no mercado.

Como é a linha JBL Arena

A JBL Arena não é produzida do Brasil e faz parte da linha internacional da empresa. A produção segue outros parâmetros de padrão de qualidade, competindo com outras caixas de som do exterior.

Em comparação à JBL CI, a 6IW tem o tamanho um pouco menor, mas basicamente o mesmo peso. Frontalmente, não há nenhum parafuso aparente.

Olhando pela lateral é possível notar que é uma caixa um pouco mais robusta e profunda. Os anéis de fixação no forro de gesso são de material mais rígido do que o da própria caixa. Na parte traseira, é possível notar que o crossover também é um pouco mais robusto em relação ao da JBL CI.

A tela fontal adere à caixa por magnetismo, através de pequenas placas de neodímio. Uma espécie de amortecedores internos são um ar extra de refinamento.

O encaixe é bastante fácil e seguro, havendo até um certo grau de dificuldade para a sua remoção depois de colocada a tela. Dessa forma, o acabamento da JBL Arena é sofisticado, borderless, fazendo com que a caixa fique totalmente integrada ao gesso do teto.

Qual é a opinião da Audio Prime

Como a ideia é ajudar você a escolher a melhor caixa de som para seu home theater, a Audio Prime faz questão de dar também a sua opinião.

Como especialistas, podemos dizer que se você pretende montar o home theater tendo como base o custo benefício, vale a pena investir na JBL CI. É uma linha bastante honesta e que toca muito mais do que vale.

Por outro lado, se os recursos financeiros não são problema e é possível investir em um equipamento com um maior padrão de refinamento, compensa investir na linha JBL Arena.

Sonoramente, esse refinamento também é perceptível, principalmente no agudos e nas frequências mais altas, talvez por conta do crossover que parece ser mais desenvolvido.

No entanto, se a ideia for escolher o som ambiente em uma área comercial, gourmet ou que haja bastante movimento, onde não se atente tanto aos detalhes do som, nesse caso ambas as linhas são bastante parecidas.

Conclusão da Audio Prime

A linha Arena tem um valor agregado mais alto e vale o preço mais caro por conta do refinamento tanto no acabamento quanto e altas frequências.

É o investimento ideal para ouvidos mais exigentes e treinados e locais e situações onde as percepções da música são o mais importante.

Na dúvida, por exemplo, entre uma JBL Arena de 6 polegadas e uma JBL CI de 8 polegadas, fica a questão do seu objetivo: se for volume mais alto, mais potência e mais graves, o ideal é a CI e 8 polegadas. O grave não decepcionará, principalmente em uma solução sem subwoofer.

Fica a dica: no home theater, todas as caixas de som devem seguir a mesma linha das 3 caixas Frontais. Assim, se for usar a linha Arena 5.1 ou 7.1 no teto, pode usar também a Arena, principalmente em distâncias até 3 metros da TV ao sofá, sem diferença entre a angulação ou não.

A angulação apenas otimiza o resultado, mas como já está utilizando uma caixa muito boa, não há problema ser ligada 100% no teto para home theater 5.1 e 7.1. Essa informação, aliás, inclusive consta no próprio manual da caixa de som Arena.

Gostou da nossa opinião?

Esperamos ter ajudado a fazer sua escolha entre a JBL CI e a JBL Arena. Conte sempre com a Audio Prime para responder suas dúvidas e continue acompanhando nossos posts!

Manual JBL

 

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.