Eletricista: Qual o futuro da Profissão?

Tempo de leitura: 3 minutos

O mercado de trabalho tem exigido dos profissionais uma atualização permanente dos seus conhecimentos, além de novas habilidades para realização de tarefas em diferentes áreas. Para o eletricista, não é diferente.

Como tem muita gente competindo, se lança na frente quem conseguir olhar lá adiante. Sair da mesmice profissional é fundamental para garantir um futuro de sucesso.

Então, estude todas as possibilidades que estão se abrindo e identifique as maiores tendências do mercado. Nesse aspecto, uma que tem ganhado bastante destaque é a demanda por som ambiente.

Quer saber por que? Veja algumas dicas de como emplacar nesta profissão.

Formação em eletricista: por que é tão importante?

Não é preciso fazer faculdade para exercer a profissão de eletricista, mas fazer um curso que garanta esta qualificação é muito importante.

No futuro, curioso não tem vez. Afinal, qualquer pequena imprudência na execução de uma atividade pode colocar em risco a sua vida e a de outras pessoas.

Se ainda não tem uma formação, a dica é procurar um curso profissionalizante (do SENAI, SENAC, etc), dando mais peso à sua formação. Assim você também garante um conhecimento mais amplo, tanto teórico quanto prático.

De olho no futuro

Hoje o campo de atuação do eletricista já é extenso. De forma geral, no entanto, podemos dividi-lo em duas grandes áreas: a de eletricista residencial e eletricista predial ou industrial.

Para ambos os casos, a gama de serviços é gigante. Então, por qual caminho seguir? Neste texto, vamos te dar uma recomendação que pode ser muito boa se você quer ganhar um extra: invista na área de sonorização ambiente.

Além disso, é sempre bom lembrar que tão importante quanto a formação é também o grau de confiança que seus clientes depositam em você.

Por isso, cumpra o combinado e busque parceiros profissionais que propiciem o seu crescimento e ofereçam sempre os melhores equipamentos.

O que está por vir na profissão de eletricista

Agora é que vem o pulo do gato: saber escolher a sua área de atuação. Além de ficar ligado nas novas tendências do mercado, a dica é buscar aquela com a qual mais se identifica. Afinal, trabalhar com prazer sempre faz o serviço ficar muito melhor.

A expansão tecnológica tem criado oportunidades de participação do eletricista em outras áreas, como na instalação de sistemas de automação residencial, ou mesmo home theaters ou som ambiente.

No entanto, uma das grandes ondas do momento e que promete trazer muito serviço para o eletricista, é a instalação de som ambiente, tanto em empresas quanto em residências.

E, vamos ser sinceros, a necessidade comercial é inegável: imagine um supermercado, uma sala de espera de uma clínica ou um shopping sem som na caixa?

O tédio toma conta do consumidor e, no mínimo, ele vai fugir pra ouvir um sonzinho no carro e relaxar. Se voltar é lucro. Ou seja, fica quase impossível reter ou fidelizar clientes.

É aí que a atuação do eletricista como sonorizador é uma grande chance – e o mercado é enorme.

Isso sem falar na sonorização em festas e em residências, onde a instalação de home theaters, a sala de cinema em casa, não para de aumentar.

Mas fica a dica: para ser um técnico de som, faça as parcerias certas. Assim, você ainda pode agregar valor ao serviço indicando os equipamentos mais adequados a cada projeto, e com o melhor custo-benefício para o seu cliente. Fidelização na certa!

Agora que conhece as oportunidades da sua profissão no futuro, que tal começar a se preparar?

Quer saber mais sobre as oportunidades em sonorização? Continue acompanhando nossos posts!

 

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.