Cinema em casa: Como fazer a sonorização perfeita?

Tempo de leitura: 4 minutos

Sofá confortável, pipoca estourada e telão à frente. Agora é só escolher o filme e aproveitar o cinema em casa com a família e os amigos. Tudo perfeito, mas tem um detalhe: a sonorização ambiente tem que ser perfeita. Claro, caso contrário o home theater não tem graça. Para viver toda a emoção dos seus filmes favoritos, o equipamento perfeito é fundamental. Veja como fazer e aproveitar ao máximo seu cinema em casa!

Capriche no som do seu cinema em casa

Você escolheu o maior telão que pode, o negócio agora é escolher o som para criar a sensação perfeita de cinema em casa. Você já até enjoou de ver tantos home theaters em lojas, mas não é bem isso que você tem em mente. Na verdade você quer um equipamento especial, que crie uma sonorização de matar de inveja a vizinhança.

Aí você tem duas escolhas. Uma delas são os ultra top home theaters high-end, caríssimos e sem necessidade. Isso porque você consegue alguns mid-ends de melhor custo-benefício e um som de excelente qualidade. Para ter ideia, eles são compostos, basicamente, por receiver e de 5 a 11 caixas de som, além de 1, 2 ou 4 subwoofers. Dá para tremer quando a nave do Darth Vader decolar.

Defina seu projeto de sonorização

Um aspecto importante para definir a sonorização do cinema em casa é se ele será apenas um ambiente ou será integrado a outro, como um espaço gourmet, por exemplo. Nesse caso, você pode colocar a TV nos dois ambientes ou em apenas em um e, no outro, apenas som.

Se você gostou da ideia, saiba que é possível integrar quantos ambientes quiser. Por exemplo, que tal juntar o cinema em casa + piscina + área da churrasqueira? Todos podem funcionar de forma simultânea e espelhada ou totalmente independente.

Escolhendo o equipamento

Se a ideia é montar apenas um ambiente, a dica é colocar um home theater de 5.1 ou 7.1 canais. Esses números se referem à quantidade de caixas (5 ou 7) que, por sua vez, são distribuídas em 3 caixas frontais e 2 ou 4 surround. Já o (.1) é a quantidade de subwoofers que será utilizada. O receiver é importante para interpretar os codecs de áudio e vídeo para correta reprodução das caixas de som.

Cada uma tem sua cota de responsabilidade na sonorização. Entre as frontais, a do meio, que geralmente é colocada no centro da TV, fica responsável pela voz; as outras duas, à esquerda e à direita da TV, pelos efeitos diretos. Já as surround, que geralmente ficam atrás, próximas ao sofá, são as dos efeitos especiais (sabe quando você ouve aquele som do helicóptero passando?).

Por outro lado, o ideal é que o subwoofer fique posicionado abaixo da TV, já que é ele que distribui o grave por todo o cinema em casa. Mas você também pode colocá-lo de um lado ou outro da tela, dependendo do layout arquitetônico. Mas não se assuste se encontrar home theater 5.0 ou 7.0. Sim, há equipamentos que simplesmente não têm woofer – e aí é uma questão de gosto pessoal.

Qual caixa de som escolher

Na hora de escolher o som para seu cinema em casa, o formato das caixas de som também merecem atenção. Basicamente, há 3 tipos. Se o seu teto tem forro, as arandelas deixam o ambiente mais clean, porque são de embutir. Além de evitarem mais objetos pelo cômodo, elas são as que menos interferem na decoração.

Uma boa opção de arandelas são as caixas modelo CI8SA. Além de ter sido fabricada para direcionar o som no ângulo certo, ela tem bordas ultrafinas (também chamadas de borderless), permitindo que o acabamento fique mais delicado ao ser embutida no forro.

Já as bookshelf ficam em cima do rack, aparentes. Têm uma ótima qualidade de áudio.

Mas se você quer arrasar na qualidade com graves mais profundos que deixam o som mais completo, a escolha deve ser pelas torres. Ela são imbatíveis em pureza e dá para sentir cada instrumento, porém, possuem maior custo.

Pequenas grande dicas para seu cinema em casa

Na hora de fazer a sonorização do seu cinema em casa, pequenas dicas podem fazer grande diferença, então fique atento.

  • Fuja de equipamentos eletroeletrônicos vendidos em supermercados e grandes magazines.
  • Equipamentos com conexão wireless que são acessíveis não possuem qualidade.
  • Uma TV Smart com recursos ajuda você a integrar e acessar diversas funcionalidades.
  • Para aproveitar ainda mais a sonorização do seu cinema em casa, não esqueça de poltronas ou sofás confortáveis, claro. Mas uma boa dica é espalhar pequenos pufes para apoio dos pés e não esquecer as mesinhas de apoio para a pipoca.

Com essas dicas você vai ter a sonorização perfeita para criar o mesmo clima dos melhores cinemas!

Não vê a hora de montar o seu Home Theater? Então venha conhecer os produtos da Audio Prime e encontre o equipamento certo para o seu cinema em casa!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.