Como melhor posicionar as caixas de som no seu ambiente

Tempo de leitura: 2 minutos

É bem provável que você já tenha tido a experiência de estar em um local com um som ambiente de primeira. Tudo perfeito: caixas de som com a potência ideal, sem agredir os ouvidos e nem atrapalhar a conversa.

E com a evolução das caixas de som — projetadas para que haja a melhor relação entre a música e o ambiente —, hoje também podemos transferir esses benefícios para vários locais, como residências, comércios e escritórios.

Mas aí aparece a pergunta que não quer calar:

Como posicionar essas caixas de som em meio ambiente?

Confira todas essas dicas de sonorização ambiente no post de hoje!

Vamos lá:

Tenha em mente o objetivo do som ambiente

O primeiro passo para você saber como posicionar as caixas de som é saber qual é o objetivo delas.

Afinal de contas, você pode querer uma música ambiente no escritório ou em sua loja, ou, ainda, curtir com os amigos e família, assistindo jogos ou jogando games.

Bom, vamos lá:

1. Som ambiente para casa / apartamento

Nesse caso, você pode adquirir um som ambiente para que as caixas transmitam uma música de forma suave em qualquer canto da casa, e, também, ligar o sistema a um home theater (com ou sem fio) para que a experiência de imersão sonora seja muito maior — como pedem os filmes e jogos.

2. Som ambiente para escritório

Se o objetivo for o de proporcionar uma música ambiente no escritório ou consultório, para acalmar o local ou deixar os colaboradores mais à vontade no local de trabalho, uma dica é montar um kit com caixas de som de embutir ou sobrepor, mais amplificador e cabos.

3. Som ambiente para comércio e varejo

Aqui cabe uma atenção especial ao tamanho do empreendimento, pois um kit básico pode ser instalado em comércios menores — mas locais maiores, como supermercados, por exemplo, exigem uma estrutura mais potente, muitas vezes com utilização de amplificadores com saída de linha em 70V ou 100V, além de caixas de som com transformador embutido.

Geralmente acima de 12 caixas de som é sugerido buscar ajuda de uma empresa especializada para auxiliar com o projeto e não errar. Prefira principalmente aquelas com presença no mercado de instalação e automação de ambientes residenciais.

Além disso, ao definir o objetivo do som ambiente nesses locais, também pense se você precisará utilizar um sistema de sonorização ambiente para o uso de microfone, seja para anunciar promoções ou se comunicar com os colaboradores, recursos como o gongo eletrônico (dim-dom), também são disponibilizados nos equipamentos para comércio e varejo.

 

Gostou das dicas? Se ficou com alguma dúvida sobre caixas de som e sonorização ambiente, é só deixar o seu comentário!

Aproveite para tirar outra dúvida de muitos leitores do nosso blog: como funcionam as caixas de som portáteis? Será que elas também podem compor um bom som ambiente? Até a próxima!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.