Sonorização ambiente: 6 dicas para reduzir os custos na obra

Tempo de leitura: 4 minutos

Apesar de não parecer, o som ambiente importa muito para o sucesso da sua obra. Na hora de iniciar uma reforma ou a execução do projeto de um novo espaço, é importante definir as principais etapas que devem ser seguidas.

Você vai fazer alguma alteração elétrica ou hidráulica? Vai precisar colocar paredes abaixo, pintar e refazer o gesso?

Pode parecer que você já tem muito com o que se preocupar e no que investir, mas é exatamente neste momento que você também deve pensar no som ambiente.

Afinal, quando tudo estiver finalizado, será um pouco mais difícil fazer alterações neste sentido, certo?

O som ambiente é um item indispensável no seu projeto, seja ele para um espaço comercial ou residencial. É ele quem vai garantir um lugar mais agradável. Além disso, a música proporciona um foco maior nas tarefas e pode ajudar a melhorar a produtividade e a comunicação entre as pessoas.

No comércio, a sonorização ambiente, com uma playlist bem escolhida, certamente tornará o lugar mais aconchegante e também vai ajudar a envolver ainda mais os clientes.

A sonorização pode parecer um investimento desnecessário, mas tomando as medidas corretas, no momento certo, você terá um som ambiente gastando pouco. A redução dos custos é garantida!

Mas afinal, como fazer isso?

6 dicas para ter a sonorização do seu ambiente sem gastar muito

#1 Defina um objetivo

Antes de qualquer coisa, é importante definir qual o seu objetivo com a instalação de um som ambiente. De que forma você pretende utilizar a infraestrutura na sua casa ou no seu espaço comercial.

Isto é fundamental para que sejam determinados os equipamentos adequados ao espaço e também à sua necessidade.

#2 Planejamento é essencial

Após identificar de que forma você pretende utilizar a sonorização, procure pensar nela ainda no início da obra, junto com as instalações elétricas. O som ambiente também pode ser implantado em qualquer espaço com uma estrutura já instalada.

No entanto, se você realizar esta etapa em paralelo com outras na sua obra, certamente o seu investimento será menor, já que não será necessário mudar algo que já está pronto.

#3 Procure um especialista

Independentemente se você está no início da obra ou queira acrescentar o som ambiente em um espaço que já esteja finalizado, esta dica é a mais valiosa.

Não pense duas vezes e procure um profissional especialista, afinal é ele, com o conhecimento técnico, que vai garantir a instalação dos equipamentos adequados ao seu espaço e à sua necessidade, lembra?

#4 Saiba em quais equipamentos você vai investir

Junto com o especialista, é fundamental definir toda a infraestrutura para garantir um som ambiente acertado. Sem conhecimento, você pode acabar comprando itens que não sejam adequados ao espaço e é possível que você precise realizar investimentos adicionais após a finalização desta etapa.

Com certeza, você não vai querer isso!

Logo, um projeto de sonorização bem definido por um profissional técnico vai garantir uma instalação com maior economia dos seus recursos financeiros.

#5 A pesquisa é a parte mais importante

Após o dimensionamento do espaço e a definição dos equipamentos a serem adquiridos, é hora de pesquisar!

A ideia aqui é economizar sem dores de cabeça futuras.

Portanto, além de procurar equipamentos com custos benefício bons para você, é importante também ter certeza de está adquirindo itens com garantia e, principalmente, de um fornecedor confiável, no qual você encontrará a assistência necessária, caso precise.

#6 Aprenda como potencializar os equipamentos

Uma vez instalada o som ambiente, é hora de usar tudo isso ao seu favor. Junto com o especialista, aprenda todas as funcionalidades que o equipamento oferece.

Muitas vezes, os equipamentos de som disponíveis podem ser ainda mais potentes e eficientes se programados e combinados da maneira certa. Então, estudá-los é essencial!

 

E então, gostou das dicas? O caminho para economizar nos custos de uma obra pode ser complicado, mas com um pouco de pesquisa, ajuda de profissionais capacitados e equipamentos de qualidade, é possível!

Se quiser ler mais conteúdos sobre som ambiente, confira os posts de nosso blog. E se você procura por equipamentos de som de qualidade, não deixe de conferir os produtos da Audio Prime!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.