Arandela ou Caixa Acústica – Saiba a Diferença e Quando Usar

Tempo de leitura: 7 minutos

Você já deve ter se deparado com Arandela e Caixas Acústica na mesma categoria de produtos, mas você sabe qual modelo é o mais adequado para o seu projeto? Se deve usar caixas de som de embutir ou de sobrepor? Qual é a melhor caixa de som para o seu ambiente? Você sabe qual é a diferença entre arandela e caixa acústica?

No vídeo desta postagem o nosso especialista, Francisco Marengo – que tem mais de 12 anos de experiência no ramo da sonorização, faz a leitura do infográfico da Frahm e aproveita para fazer uma análise comparativa dos equipamentos de acordo com os modelos e marcas disponíveis no mercado. Se você preferir, abaixo segue também o texto com imagens do infográfico. Para mais informações sobre os produtos, basta clicar em cima deles nas letras vermelhas. E vale lembrar que você pode fazer uma analogia em relação a potência e utilizar outras caixas de som semelhantes aos modelos mencionados.

A diferença entre arandela e caixa acústica está na sua aplicação dentro do ambiente que será sonorizado. A duas são caixas de som, ambas com função de proporcionar qualidade sonora, o que muda entre elas é a forma de instalar – se é de embutir ou sobrepor – e o ambiente no qual será instalada. As arandelas são sempre de embutir, servem para todos os ambientes e tem uma distribuição mais homogênea no som.

Como as arandelas ficam embutidas no forro, o som fica de cima para baixo, o que forma um funil de dispersão sonora e facilita essa distribuição mais homogênea de som. Já as caixas acústicas são recomendadas quando não se tem forro e precisa prender as caixas de som nas paredes laterais ou em colunas, essa é uma diferença entre arandela e caixa acústica.  Por isso, o infográfico trabalha mostra os modelos que são equivalentes e pontua suas principais características.

Arandela 6FR e a Caixa acústica PS 200 PLUS são as opções de caixas de som mais simples, conhecidas também como caixas de entrada. Com uso genérico em ambientes de pequeno, médio e até mesmo de grande porte, são indicadas para projetos que buscam por uma sonorização com custo-benefício.  Nesta faixa estão os produtos de 10W a 30W, que são fabricados com potência e com uma estrutura de caixa mais simples justamente para poder proporcionar o custo benefício.

Arandela com difusor de 5 e 6 polegadas e a Caixa Acústica PS3. A arandela com difusor possui estrutura metálica, de fácil manuseio para fixação em qualquer tipo de forro. Ela tem como um de seus atributos a reprodução de chamada de voz com baixo custo por meio desse difusor que favorece a emissão de frequências médias que estão mais presentes na nossa voz. Ou seja, a arandela com difusor é perfeita para instalações onde a chamada de pessoas e avisos é primordial.

Já as caixas acústicas como a PS 3, que possui a mesma equivalência na linha de valores das arandelas 5” e 6”, são práticas de instalar e possuem um pequeno grave com uma excelente qualidade, além de serem pequenas e práticas para fazer a instalação. No infográfico a PS3 está como equivalente apenas da arandela com difusor de 5” e 6”, porém aqui na Audio Prime acreditamos que ela é muito mais parecida com a arandela coaxial metálica que vem em seguida. Essas também são caixas de 15W até 30W, e além delas trabalhamos com a MSB da Hayonik que é uma caixa acústica menos robusta, vendida em par e cada caixa possui 30W.

Arandelas coaxiais (redonda, quadrada ou retangular) e PS4 PLUS / S. Essas arandelas trabalham em uma faixa de frequência muito maior, já que são voltadas para sonorização de médio a grande porte e para ambientes que não abrem mão da qualidade, aliada ao ótimo custo.

Então, quando nós aqui na Audio Prime fizemos uma sonorização de um supermercado, loja de departamento ou até mesmos shoppings, geralmente é uma dessas três opções: arandela 6” coaxial, retangular plástica coaxial de 6” polegadas 30W ou a arandela quadrada de 6”. Essa é a faixa de produtos mais vendida, principalmente para ambientes comerciais. Faze parte desse linha de produtos a excelente caixa de som JBL 6CO2R, que é vendida em par e cada caixa tem 25W.

Do lado da arandela temos como opção de caixa acústica de sobrepor a PS4 PLUS que é muito mais parecida com a arandela 6 coaxial e depois a PS5 PLUS que é mais parecida com a arandela retangular. Até por serem caixas de som com duas vias com o grave e o médio separados do agudo, são caixas de som com uma potência aproximada de 50W e faz parte dessa linha a JBL CO1Q e a SQ5-50 da Loud.

Deixando a linha de caixa de som um pouquinho mais forte, temos como opção a arandela retangular 80W para embutir no forro. Ela é ideal para residências que necessitam de mais qualidade principalmente no grave, que em muitas aplicações com arandela, dispensam até o uso de subwoofer.

Em paralelo a essa caixa e competindo com a versão de sobrepor temos a PS5 PLUS / S e a PS6. São caixas de sobrepor que possuem alto-falante de 5” e 6” respectivamente e também vão entregar uma potência muito parecida a essa arandela retangular de 80W.

Nesse segmento de caixas de som, o leque de opções é imenso, assim como a variação de preços. Fazem parte desse segmento caixas de som com potência de 60W a 100W. Destacam-se ainda a versão embutida quadrada da JBL CI6S de 60W, a SQ6-100 da Loud, a versão retangular JBL CI6R e a LR6 da Loud.

Arandela 6BL de 100W é um produto de boa qualidade, tanto que temos vídeo no qual o Francisco Marengo fala exclusivamente dessa caixa de som. Dentro de um ambiente residencial essa caixa e a SQ5-50 são as opções mais baratas que podem ser instaladas. Porém, na nossa visão, o posicionamento da arandela 6BL de 100W nessa categoria é equivocada, devendo ela ser comparada com as caixas de 50W, conforme falamos acima.

Esse segmento é o que tem mais qualidade, aliado a potência. A característica de fabricação da caixa também é levada em conta para a caixa estar aqui. Caixas de som que também se destacam: JBL Arena 6IWJBL Arena 8IW com incrível alto-falante de 8”, Loud SQ6 120 BL, RD4i Absolute Accoustics e Loud SQ8-100 são caixas desse patamar que aliam qualidade, acabamento e altíssimo desempenho.

No comparativo de caixas acústicas de sobrepor, a PS6 Plus que possui versão com tratamento especial para ficar na chuva, PS6 Plus Outdoor, JBL Control X e Loud LB5 80 são produtos equivalentes. A PS8 já é uma caixa de som mais avantajada, com alto falante de 8” se destaca em ser a única que entrega esse requisito, por isso o grave dela é expressivo.

A diferença entre as linhas PS Plus e PS S é essa abaixo::

Se você ainda ficou com dúvida sobre a diferença entre arandela e caixa acústica e quando usa-las, entre em contato com a gente pelo nosso chat na Loja Virtual

Veja também aqui no Blog:
Como Sonorizar 02 ou mais Ambientes em Casa
Qual a Diferença entre Caixa de Som Ativa e Passiva
Guia Completo – Qual Home Theater Comprar
Diferença entre Amplificador e Receiver
Como Escolher uma Caixa de Som – Amplificada Multiuso

Não fique por fora das nossas dicas sobre produtos e instalações. Se inscreva no nosso Canal do Youtube, tem vídeo novo toda semana.

ACESSE:
Loja Virtual | Youtube | Facebook | Instagram

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.