Como sonorizar 02 ou mais ambientes na minha casa?

Tempo de leitura: 5 minutos

Você sabia que é possível sonorizar até quatro ambientes na sua casa com um único amplificador de som? Essa integração, conforme os termos técnicos da área, é feita por meio de um amplificador que possui 1,2 ou 4 zonas de áudio – que são as saídas responsáveis por ligar as caixas de som em cada ambiente. E por falar nisso, você já sabe como escolher as caixas de som? É preciso ficar atento ao tamanho do ambiente, a preferência sobre caixas de embutir ou de sobrepor, além de outros detalhes do projeto. Foi com base nesses questionamentos que montamos um passo a passo de como sonorizar mais de um ambiente.

Passo 01 – Quantos e quais ambientes sonorizar?
O primeiro passo a ser decidido é a quantidade de ambientes que você irá sonorizar. Dentre as opções residenciais com até quatro ambientes, geralmente é uma variação entre:

Sala de estar, cozinha, churrasqueira e piscina
Sala de jantar, espaço gourmet, piscina e sala de estar
Suíte Master e banheira, quarto e closet

Essas são apenas algumas ideias de locais, mas você pode sonorizar qualquer ambiente interno ou externo.

Passo 02 – Qual caixa de som usar?
Com o número de ambientes escolhidos e também a identificação de quais serão esses ambientes, é preciso ter em mente qual caixa de som utilizar. Diante das diversas marcas disponíveis no mercado, o recomendado é utilizar todas as caixas de som do mesmo fabricante ou da mesma linha, para que o timbre entre elas não mude e não perca a qualidade do som.

Passo 03 – Caixa de som de embutir ou de sobrepor?
Para ambientes residenciais, sugerimos as caixas de embutir com mais de 50W de potência. Modelos como Arandela SQ5-50W e BL 100W da marca Frahm são mais econômicas. E também os modelos como RD4i, SQ6 120 BL e Arena 6iW que são as caixas de som mais populares.

Já nas caixas de sobrepor, sugerimos a escolha dos produtos da linha PS4-Plus da Frahm em diante. Uma vez que as caixas com alto-falante de 4” ou 5” polegadas possuem menos grave. Se o ambiente for grande ou aberto, a preferência está na linha de caixas de som PS6, LB5-50W da Loud, e Control X da JBL.

Passo 04 – Qual é a quantidade de caixas de som ideal?
Como saber quantas caixas de som você vai precisar? Com a metragem de cada ambiente definido é basicamente seguir a regra:

De 9 à 12m² são utilizadas 02 caixas de som
De 25 à 50m² são utilizadas 04 caixas de som
De 50 à 100m² são utilizadas 08 caixas de som

É claro que cada projeto é diferente e dependendo se o ambiente for externo ou interno, pode haver uma mudança na quantidade de caixas. Uma outra dica é centralizar as caixas de som e fazer com que o ângulo da dispersão seja por volta dos 60 graus.

Passo 05 – Qual amplificador usar para sonorizar mais de um ambiente?
Se você já sabe a quantidade de ambientes e caixas de som que vão ser utilizadas, fica mais fácil escolher o amplificador. Separamos os modelos disponíveis com uma breve descrição e finalidade:

Amplificador para sonorizar 02 ambientes:

Amplificador Slim 2500
Possui dois canais com regulagem totalmente individual para cada ambiente e 160W RMS de potência, sendo 80W RMS em cada canal. Sua função multi-channel permite que os dois ambientes distintos toquem músicas diferentes. Recomenda-se a utilização de duas caixas por canal de no máximo 60W cada. As caixas de embutir ideais são as JBL Ci65, Loud SQ5 50W e SQ6 50W. E as de Sobrepor são a linha PS3, PS4 e no máximo a PS5 da Frahm.

Amplificador Slim 3500
Para estéreo ou sonorização de dois ambientes com muita potência por conter dois canais de 120W RMS de potência cada. Neste modelo a música escolhida é a mesma que será tocada nos dois ambientes, porém você pode alterar o volume de forma independente em cada canal.

Amplificador Slim 3500 Optical
Neste modelo o som digital da TV é integrado, com dois canais de 120W RMS de potência cada. O seu diferencial é oferecer mais conectividade com a possibilidade de integrar a televisão via entrada optica (spdlf).

Amplificador RD 240 – WiFi
Conta com controle do som ambiente por meio do celular via Wifi e dois canais de 120W RMS cada. Ideal para integração completa entre ambientes com duas ou quatro caixas de som por ambiente.

Amplificador para sonorizar 04 ambientes:

Amplificador Slim 4500
Possui quatro canais de 120W RMS cada, com volume individual. Ideal para utilizar duas caixas de som em cada ambiente e com potência para tocar caixas de som maiores de 100W. Neste caso, de quatro ambientes, a recomendação é que a central de sibilização fique centralizada na residência

Amplificador RD 480 – WiFi
Com quatro canais de 120W RMS de potência cada, é uma verdadeira matriz de áudio. Perfeito para utilizar com duas ou quatro caixas de som por canal ou stereo. A tecnologia WiFi além de permitir a conexão com o celular, faz com que esse amplificador seja compatível para integrar o som com outros amplificadores da linha RD WiFi.

Para os amplificadores Slim 3500, Slim 3500 OPT, RD 240 – WiFi, Slim 4500 e RD 480 – WiFi recomendamos a utilização de caixas de som de embutir na faixa de 100W de 8 ohms como as JBL Arena, RD4i, SQ6, SQ8 e LR6. Já as caixas de som de sobrepor são as PS6, PS8, Control X JBL ou LB5 – 80W.

No nosso Guia Definitivo – Potencializando o som da sua casa, você encontra mais informações sobre as caixas de som e dicas que vão auxiliar no processo de sonorização da sua casa. Aqui no Blog você ainda encontra posts sobre Qual Home Theater Comprar, a Diferença entre Amplificador e Receiver, Os Benefícios de ter um Som Ambiente em Casa entre outros.

Se você precisa de ajuda com o seu projeto ou para escolha das caixas de som e amplificador, a Audio Prime trabalha com consultoria para a escolha do melhor equipamento. No nosso site você encontra, além dos nossos produtos, o Chat online para tirar todas as suas dúvidas antes de comprar o material. No canal do Youtube postamos toda semana um vídeo novo sobre os produtos e dicas de instalação.

ACESSE:
Loja Virtual | Youtube | Facebook | Instagram

 

Deixe uma resposta