Diferença entre AMPLIFICADOR e RECEIVER

Tempo de leitura: 4 minutos

Você já sabe que precisa de mais música na sua rotina e a equipe da Audio Prime te ajuda na hora de escolher os melhores equipamentos para dar potência e qualidade no som. No e-commerce da Audio Prime, você encontra uma grande variedade de produtos. Mas antes de fazer sua escolha, é preciso saber um pouco mais sobre o que você vai precisar e entender o básico sobre os principais produtos. Por isso no texto a seguir o Francisco Marengo, nosso especialista, esclarece qual é a diferença entre Amplificador e receiver.

Afinal, qual é a diferença entre amplificador e receiver?

Na linha de eletroeletrônicos atuais – sem focar no conceito tradicional de power amplifier – basicamente a diferença do receiver para amplificador é que o receiver tem processamento de vídeo. Ou seja, todos os equipamentos conectam direto no receiver que é o responsável por separar e otimizar o áudio para as caixas de som. E o vídeo é ligado através de somente um cabo HDMI que vai direto para a TV. Já o amplificador recebe somente o cabo de áudio e amplifica para as caixas de som e o vídeo segue direto para a televisão.

Atualmente, o receiver e o amplificador são multicanais, o que possibilita montar um sistema multiroom, acesso via aplicativo, bluetooth, USB, rádio e demais conexões.

E para facilitar, montamos um esquema com a diferença de topologia de ligação do amplificador e do receiver:

AMPLIFICADOR

RECEIVER

 

A evolução do amplificador permite a criação do sistema multiroom. Que consiste na sonorização de uma casa inteira, com diversos cômodos e volume independente em cada um deles.

Outro ponto interessante sobre o amplificador é a Entrada Óptica (presente na linha de amplificadores Slim OPT),  que é perfeita para integrar com a televisão. Também contém saída de áudio para subwoofers ou expansão do sistema. Além de subwoofer com volume variável ou fixo, monocanal, stereo, 2 canais, 4 canais, bluetooth, USB, SD card e rádio FM. Que são os atributos encontrados em um amplificador.

Tudo isso é possível com os amplificadores atuais. Além dessa versatilidade, eles são geralmente, mais fáceis de operar que um receiver e oferecem um maior custo-benefício.

A maioria dos amplificadores possuem o sistema de amplificação digital, conhecido também como sendo o amplificador classe D. Com um tamanho reduzido, os amplificadores são compactos e produzem uma potência considerável.

Quando usar um receiver e quando usar um amplificador?

Para soluções integradas, salas de cinema residencial (home theater 5.1) com zona 2 de som ambiente e zona 3 com gerenciamento de mais uma TV, recomenda-se o uso de sistemas mais robustos que são oferecidos pelo receiver.

Para sonorização ambiente de uso prático como varanda, churrasqueira, piscina, salão de festas, academia, escritório, múltiplos ambientes, um amplificador vai atender essa demanda. Por ser capaz de fazer gerenciamento de áudio via bluetooth ou pendrive, com som integrado ou independente e trazer mais conforto e usabilidade para o som.

Agora ficou mais fácil de entender qual é a diferença entre amplificador e receiver? Caso você ainda tenha dúvidas sobre qual equipamento utilizar, entra em contato no CHAT do nosso site do e-commerce que a gente te ajuda a escolher o melhor produto.

Conheça os Benefícios de ter um Som Ambiente em Casa  e baixe o nosso Guia Definitivo – Potencializando o Som da Sua Casa.  Confira aqui no blog o post sobre Qual Home Theater Comprar que tem várias dicas de produtos e explica qual é a diferença entre o sistema de home theater 5.1 e o 7.1, além de posts sobre Como sonorizar 02 ou mais ambientes na minha casa?, Caixa de som para home theater – Arandela SL6 120W BL angulada da marca Loud e também Como sonorizar qualquer ambiente comercial com pequeno investimento

Se você precisa de ajuda com o seu projeto, a Audio Prime trabalha com consultoria para a escolha do melhor equipamento. No nosso site você encontra, além dos nossos produtos, o Chat online para tirar todas as suas dúvidas antes de comprar o material. No canal do Youtube postamos toda semana um vídeo novo sobre os produtos e dicas de instalação.

Acesse:
ECOMMERCE | YOUTUBE | FACEBOOK | INSTAGRAM

 

14 Comentários















Deixe uma resposta