[GUIA COMPLETO] – QUAL HOME THEATER COMPRAR?

Tempo de leitura: 7 minutos

A composição de um sistema de home theater é fácil e complexa ao mesmo tempo por existir grande variedade de produtos. Muitos são importados, com manual de instruções em outra língua o que dificulta na hora de instalar ou de buscar maiores informações.

No mercado você encontra 03 tipos de home theater:

1º – Os encontrados nas lojas de departamentos, supermercados e magazines, que são os que já estamos acostumados a ver, das mais variadas marcas de eletroeletrônicos.
2º – Os equipamentos high end, de ultra definição, com valor super elevado, que até parece que vem com cabo de ouro de tão caro.
3º – Os mid-end que são um meio termo. São os sistemas basicamente compostos por receiver (equipamento responsável pelo processamento do áudio, vídeo e da distribuição sonora pelo ambiente) e 5, 6 ou até 07 caixas de som.

A  Audio Prime tem como foco trabalhar com os projetos mid-end, que são voltados para dar custo-benefício e com produtos de qualidade. E é comum a busca por projetos que integrem dois ou mais ambientes residenciais. Principalmente a busca por uma sala com sistema home theater junto com uma sala gourmet, churrasqueira, cozinha, banheiro etc. Geralmente são dois tipos de projetos:
– Os que buscam por sistema integrado com uma zona principal de home theater e outras duas ou mais zonas de áudio e vídeo e só de áudio
– Outros projetos mais específicos para uma sala com sistema home theater de 5.1 ou 7.1 canais.

Um primeiro tipo de projeto é do ambiente com uma televisão integrada. Com som de extrema qualidade, formado por três caixas de som frontais e duas atrás – perto do sofá –, um subwoofer e um receiver. A maior tendência é a utilização de caixa de som embutida no teto (Arandelas) para evitar que fiquem caixas “espalhadas” pela casa, e influenciar na estética do ambiente. A zona dois é a auxiliar que permite integrar um segundo cômodo da casa de forma independente ou simultânea:

Televisão Integrada  |   Ambientes Integrados

O segundo são projetos para integrar dois ambientes com televisão e às vezes um terceiro ambiente só com áudio. Como por exemplo, o ambiente principal de uma sala de home theater, uma churrasqueira e uma piscina. Sendo a sala com home theater, a churrasqueira com uma televisão e a piscina com caixas de som. Na sala é colocado um receiver que faz o gerenciamento da imagem, as cinco caixas mais o subwoofer, uma saída HDMI auxiliar que pode ser com a imagem espelhada. Ou ainda existem equipamentos que com a saída HDMI independente para a segunda televisão – da churrasqueira – com as caixas de som. E ainda uma terceira saída só de áudio para sonorizar a piscina. Ou seja, os três ambientes podem trabalhar de forma independente ou de forma simultânea com todos os sons integrados

O terceiro tipo de projeto é o de sala de home theater específicas, onde o interesse é maximizar aquela qualidade de 5.1 ou 7.1 ou outros formatos disponíveis.

E, o que preciso para compor um home theater completo? Para a montagem do home theater você irá precisar de um receiver, um subwoofer e as caixas de som.

Caixas de som /Arandelas:
Três caixas de som frontais, onde uma é posicionada embaixo da televisão, uma caixa de som na esquerda e outra na direita. A caixa de som central é responsável pela reprodução das vozes. As caixas de som laterais são para os efeitos diretos e as caixas de som do surround, que pode ser 02 ou 04 responsáveis pela parte dos efeitos. As caixas de som surround ficam na linha do sofá e dão esse efeito.

Mas e qual caixa de som escolher para montar o Home Theater?
Basicamente são três tipos de caixa de som: as caixas de som de embutir, bookshelf e as caixas tipo torre.

Caixa de Embutir  |  Bookshelf  |  Tipo Torre

A maioria dos projetos usam a caixa de som de embutir, pela facilidade de ter um ambiente mais limpo, onde não se tem muito equipamento disposto pela sala. As caixas de som bookshelfs, são as melhores custo-benefício com relação à qualidade de áudio, capacidade, litragem e volume. São aquelas que ficam em cima da bancada, embaixo da televisão de uma forma mais aparente e com um visual mais agressivo que para o ambiente. E ainda tem aquelas caixas de som tipo torre que são aquelas que fornecem o som mais completo, com graves mais profundos. São caixas mais indicadas para quem gosta de apreciar um som de olho fechado e imaginar que lado está o guitarrista, o baterista e conseguir sentir uma pureza ainda maior em uma boa qualidade de som.

Receiver:
O receiver não pode faltar na montagem de uma sala de home theater. É um produto que precisa estar muito bem dimensionado com as caixas de som e com as outras zonas que receberam o acesso da sala principal. todos os equipamentos conectam direto no receiver que é o responsável por separar e otimizar o áudio para as caixas de som. E o vídeo é ligado através do cabo HDMI que vai direto para a TV.

Já sabemos que são preciso 07 ou 05 caixas de som para o montagem do sistema, mas e o que significa o .1 do termo 5.1 ou 7.1 ?

Indica a quantidade de subwoofer que será utilizado. A posição ideal é que fique no centro da sala, embaixo da TV. O subwoofer é o equipamento responsável por distribuir o grave em todo ambiente, então é fácil de entender que o subwoofer posicionado abaixo da televisão melhora o rendimento do som. Você pode colocar também ao lado direito, ou então do lado esquerdo, mas é uma questão de ajuste mais detalhado dessa caixa de som.

Qual é a diferença entre 5.1 e 7.1?

Um home theater é no mínimo composto de 5 caixas e 1 subwoofer, por isso a nomenclatura 5.1. E home theaters 5.0 e 7.0, são os compostos por 05 ou 07 caixas e sem subwoofer. Sendo que, são 3 caixas frontais (Esquerda, Central e Direita) e 2 caixas de som surround (5.0). O kit 7.0 adiciona mais 2 surrounds. Para a montagem do home theater você irá precisar de um receiver, um subwoofer e as caixas de som.

Quando o assunto é qual home theater comprar, é preciso pensar em detalhes até de acústica da sala, detalhes que facilitam o som para não reverbera tanto, que diminuam o eco. De como utilizar o sofá ideal, as cortinas mais pesadas, um bom tapete bem peludinho. Essas são dicas de ouro que no final vão fazer com que o seu home theater tenha um desempenho superior. Outras dicas podem ser obtidas no nosso Guia Definitivo – Potencializando o Som da Sua Casa e também aqui no nosso blog com posts sobre Qual é a Diferença entre Amplificador e Receiver, Como Sonorizas 02 ou mais Ambientes na Minha Casa, Qual a Diferença entre Caixa de Som Ativa e Passiva? entre outros.

Se você precisa de ajuda com o seu projeto, a Audio Prime trabalha com consultoria para a escolha do melhor equipamento. No nosso site você encontra, além dos nossos produtos, o Chat online para tirar todas as suas dúvidas antes de comprar o material. No canal do Youtube postamos toda semana um vídeo novo sobre os produtos e dicas de instalação.

ACESSE:

Site | Youtube | Blog | Facebook | Instagram

16 Comentários














  1. Boa tarde ! Gostaria de saber se voces atendem em Guaratinguetá, pois estou planejando fazer um projeto de sonorização (home teather) em minha casa. Obrigado.




Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.