Evolução dos aparelhos de som

Tempo de leitura: 4 minutos

Você já parou pra pensar como os aparelhos de som são algo fantástico? Imagina a emoção de uma pessoa lá no século XIX, desconectada de qualquer tecnologia, em um local remoto, ao ouvir vozes e aparelhos saindo de uma caixa. Com certeza foi uma revolução da tecnologia e nem sempre percebemos o quão transformadora foi.

fonógrafo Édouard-Leon Scott

 

Em 1857, surge o Fonógrafo, que foi o primeiro aparelho de som criado pelo francês Édouard-Leon Scott e aprimorado, anos depois, por Thomas Edison. Ele era utilizado primeiramente pra gravação de mensagens e posteriormente para registro musical. Foi o primeiro aparelho capaz de reproduzir sons gravados previamente.

 

Em 1887, o alemão Emile Berliner inventou o gramofone e foi o primeiro aparelho que reproduzia sons de discos. Discos esses, também criados por Emile.

 

Em 1935, a empresa alemã I. G. Farben foi a responsável pela criação de uma fita magnética de rolo. Surpreendentemente foi na década de 30 que surgiu o Gravador Cassete, também conhecido como Magnetofone. Porém, ela era totalmente diferente  daquela que, talvez você se lembre e que iria surgir muitos anos depois.

 

Com a popularização dos discos de vinil, ficou mais fácil para promover artistas, pois eles eram capazes de reproduzir um álbum completo.

 

Durante a Segunda Guerra, o Magnetofone foi revolucionário pois permitia a gravação de discursos que eram reproduzidos posteriormente nas rádios. O Gravador de Cassetes, surgiu em 1963 com a Philips, na Holanda e para encorajar a utilização do aparelho pelo mundo, a empresa liberou a patente para todos aqueles que se interessassem.

 

Enquanto isso, usando princípios da fita magnética, no japão era desenvolvida secretamente o projeto da fita VHS, cujo primeiro protótipo apareceria em 1972. O primeiro aparelho para reproduzir as fitas VHS surgiu em 1976, também no Japão. Foi nessa década que a ideia do cinema em casa surgiu, o que posteriormente viria a existir uma grande procura pela qualidade sonora e de imagem.

 

Pouco tempo depois surgiram as fitas K7  e por muito tempo, juntamente com os discos de vinil, elas foram utilizadas por muito tempo. Durante essa época começaram a ser usados os Micro-Systems que possibilitava reproduzir fitas magnéticas e ondas de rádio. Foi então que as coisas começaram a evoluir ainda mais rapidamente, com o surgimento do Walk-Man, no início da década de 80. A popularidade continuou até mais ou menos o final da década de 80, quando começaram os CDs (Compact Discs).

 

Em 1996 surgiu o primeiro filme em DVD: Twister. Porém aqui no Brasil, devido a forte desvalorização da moeda, a tecnologia só foi se popularizar em 2002.

 

Depois disso, o Walk-Man transformou-se em Disc-Man e então, com o surgimento da música digital, o MP3 Player, em 1997. Logo em seguida em 2001, Steve Jobs apresentou ao mundo, o primeio IPOD. Isso ajudou no surgimento e na personalização de muitos celulares hoje em dia, provavelmente, sem o IPOD, não teríamos o Iphone.

 

Até 2011, já existiam os discos de Blu-Ray, que possuíam alta definição e qualidade, além de fornecer uma nova tecnologia 3D. O cinema em casa está com sua total qualidade com a ajuda dos mais variados e tecnológicos home theaters. A composição de um sistema de home theater é fácil e complexa ao mesmo tempo por existir grande variedade de produtos. Muitos são importados, com manual de instruções em outra língua o que dificulta na hora de instalar ou de buscar maiores informações.

No post Qual Home Theater Comprar, falamos sobre as variedades de produtos, como devem ser posicionados e as dicas mais importantes para um melhor desempenho do som. Você também encontra aqui post sobre Como sonorizar 02 ou mais ambientes na minha casa?, uma explicação clara e objetiva sobre qual é a Diferença entre AMPLIFICADOR e RECEIVER, além de dicas como Caixa de Som para Surround de Home Theater 5.1 e Som Ambiente Premium – SQ6 BL 120W

A tecnologia está sempre mudando e evoluindo, e a Audio Prime está sempre acompanhando essas mudanças. Por isso preparamos um Guia Definitivo sobre como Potencializar o Som da Sua Casa. Confira:

Se você precisa de ajuda com o seu projeto de som ambiente, a Audio Prime trabalha com consultoria para a escolha do melhor equipamento. No nosso site você encontra, além dos nossos produtos, o Chat online para tirar todas as suas dúvidas antes de comprar o material. No canal do Youtube postamos toda semana um vídeo novo sobre os produtos e dicas de instalação.

ACESSE:

Site | Youtube | Blog | Facebook | Instagram

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.