Preparando a casa para o seu novo Home Theater

Tempo de leitura: 3 minutos

Você está pronto para uma imersão sonora?

No post de hoje vamos dar umas dicas pra quem curte fazer maratonas de filmes e seriados em casa. Afinal, para os amantes de cinema não tem coisa melhor do que fazer uma sessão com os filmes e séries que a gente gosta, não é mesmo?

Curtir tudo isso sem sair de casa é uma experiência completamente diferente das sessões compartilhadas com desconhecidos em uma sala de cinema, além de você não gastar com os ingressos. Antigamente, dava pra dizer que a estrutura do cinema era muito melhor e mais bem preparada. Mas, com o home theater certo e algumas dicas, a sua casa vai ficar muito melhor que algumas sessões por aí.

Você pode, de primeira, arrumar uns detalhes na sua futura sala de cinema particular. A sua tela, visor ou imagem projetada tem que estar sempre no centro. Telas grandes são bem legais, mas pense na distância do seu sofá para a televisão e sempre fique ligado na resolução. No geral, quanto maior for a tela, maior deve ser a distância entre o sofá e a televisão. Para você ter uma ideia, uma televisão de 32″ deve ficar a, pelo menos, 1 metro e meio do sofá.

O conforto é importante, então lembre que o seu sofá ou os pufes devem ser bastante confortáveis, porque as maratonas provavelmente serão longas por lá. Caso ele não possua chaise (seja retrátil e reclinável) coloque um apoio para os pés, como pufes ou bancos estofados.

A acústica precisa de uma atenção especial porque é ela quem vai dar toda a sensação de uma experiência no cinema. Você pode diminuir os ruídos e poluição sonora com tapetes, cortinas ou uma estante com livros.  É melhor que esses objetos sejam escuros para não refletir na sua TV ou chamar a sua atenção durante o filme.

Tapetes e cortinas grossas ajudam na absorção do som. Lembre-se de evitar objetos de vidro ou cristal, como: taças, lustres, vasos ou cristaleiras, porque o som pode reverberar e fazer o objeto tremer e tinir. Portas de madeira e revestimentos de gesso ajudam na isolação acústica. Para saber mais sobre absorção e isolamento acústico [CLIQUE AQUI].

Na hora da disposição das caixas e dos fios, não enrole, nem deixe-os agrupados ou perto de comidas, pois isso pode acabar prejudicando a qualidade do sinal. As caixas devem ser posicionadas a uma certa distância (pelo menos 2 metros e meio uma da outra e a 2 metros do ouvinte) pra ajudar no palco sonoro – não interferindo com a emissão de som uma da outra –  e devem estar viradas para o lugar onde você estará sentado na hora de curtir o filme. O subwoofer, que é a caixa de som responsável pelas frequências baixas, deve ser colocado abaixo da televisão, pra propagar o som grave de forma uniforme.

Agora, a preparação fica mais fácil. Faça uma pipoca com manteiga e sal, coloque o refri ou a cerveja pra gelar, chame aquela pessoa especial e vá abrindo sua lista da Netflix ou escolhendo da sua coleção particular. Você escolhe qual vai ser a programação e que horas ela começa. A sala de cinema tá pronta e você nem precisa se culpar por dormir no meio da sessão.

Que tal fazer uma maratona de filmes e séries da Marvel?

Você pode rever a origem de cada Vingador como o Capitão América, Homem de Ferro, Thor e Hulk. Ou ainda ver os mais novos como Dr. Estranho ou Guerra Civil. Quem sabe você consegue terminar a tempo para a estreia de Guardiões da Galáxia vol. 2?

Fica a sugestão. Qualquer dúvida, continua ligado aqui no nosso blog ou na nossa fanpage, que tá sempre cheia de novidade.

 

Deixe uma resposta