Em busca da acústica perfeita

Tempo de leitura: 2 minutos

Dicas para melhorar a acústica da casa

Muitas pessoas buscam maneiras de melhorar a qualidade sonora de seus ambientes, sem saber ao certo o que devem fazer. Isso, em diversos casos, faz com que elas comprem produtos que não são a ideal solução para o seu problema. Pensando nisso, separamos algumas dicas que devem ser observadas se você está procurando melhorar a acústica da sua casa!

Ao tratar de acústica, podemos falar sobre dois pontos-chave: o isolamento e a absorção. O isolamento acústico é utilizado para evitar que qualquer barulho externo seja ouvido ou para que nenhum som interno saia do lugar. Ou seja, ele é feito para melhorar a acústica do local e evitar que algum ruído se manifeste. Esse isolamento é alcançado através de uma série de ações que você pode fazer na sua casa.

 

O que levar em conta?

  • Uma porta de madeira maciça ajuda na segurança e no isolamento acústico
  • Revestimento de paredes com gesso acústico
  • Instalar forro acústico
  • Preenchimento de frestas e espaços em janelas

 

 

Lembre-se que as suas caixas de som devem estar a uma distância correta para que uma não interfira na outra. Desta maneira, o som emitido por elas se torna homogêneo ao ecoar pela sua residência. Isso depende do tamanho do espaço que o aparelho será instalado e das potências das caixas de som.

Por isso é importante você medir corretamente o espaço e a distância das caixas. A absorção é feita para o som ser absorvido e não refletir, gerando desconforto sonoro. Para que isso aconteça, evite muitos objetos de vidro ou cristal nessa área, como taças, lustres, vasos, copos ou enfeites. As caixas de som criam frequências sonoras que empurram esses objetos e eles acabam tremendo ou vibrando e fazendo barulho, interferindo em alguns momentos na sonoridade com o seu tinir.

Da mesma maneira acontece com portas ou janelas de vidro, que prejudicam a qualidade da acústica pois tendem a reverberar muito o som. O ideal é investir em cortinas grossas, assim como tapetes, para o som não reverberar e acabar gerando poluição sonora no ambiente.

Isso é o básico para uma experiência sonora com maior qualidade! Gostou das dicas? Essas são algumas informações para você que quer obter na sua casa, uma acústica melhor. Caso precise de mais informações entre em contato com a gente através de nossas redes sociais para encontrar solução ideal para você!  

Deixe uma resposta